Confira, abaixo, as matérias que mais caem no vestibular UERJ:
Como é avaliada a redação da UERJ?
O que leva pessoas, em condições semelhantes às de Fabiano, a se considerarem inferiores às demais? Seu texto deve atender à norma-padrão da língua portuguesa, conter um título, além de ser inteiramente escrito com caneta, sem apresentar qualquer identificação.
E ele Fabiano era como a bolandeira, não sabia por que, mas era”. A limitada linguagem de Fabiano é, assim, expressão da vida miserável e mesquinha, limitada, a que ele e os seus estão sujeitos. Uma vida que faz dele uma coisa entre outras, sem ter o direito de expressar vontades ou sentimentos.
Art. 345. Fazer justiça pelas próprias mãos, para satisfazer pretensão, embora legítima, salvo quando a lei o permite: Pena – detenção, de quinze dias a um mês, ou multa, além da pena correspondente à violência.
Um dos problemas de fazer justiça com a próprias mãos é que, embora ela possa satisfazer a cólera imediata de quem lincha, a longo prazo ela gera resultados piores para a sociedade e, como consequência, para os próprios agressores.
A prática da justiça com as próprias mãos se deve ao enfraquecimento da organização social. No Brasil, colecionam-se ações de justiceiros diante da falta de credibilidade no papel do Estado.
Para o filósofo, a justiça pode ser feita de 3 maneiras diferentes: por meio do respeito ao direito individual, por meio do bem estar ao maior número de pessoas possível ou por meio do que a comunidade enxerga como mais virtuoso ou mais moral.
Justiça é uma distribuição proporcional; essencialmente humana, e sem excessos. Se é justo em relação ao próximo. Neste prisma, Michael Sandel compartilha uma abordagem de bem comum: a solidariedade como uma virtude virtude cívica.
Como Fazer a Coisa Certa