Nessa perspectiva, podemos dizer que sendo a literatura uma construção social, ela está ligada aos valores ideológicos vigentes que o escritor utiliza nos seus temas, considerando esse fato, a obra somente está completa quando reflete algo em alguém, ou seja, quando se dá a interação entre o autor, o texto e o leitor.
Uma obra literária é portanto uma criação que transmite uma intenção comunicativa do seu autor com fins estéticos. Estas obras costumam contar uma história, seja na primeira ou na terceira pessoa, com um argumento e através da utilização de diversos recursos literários que estão relacionados com a sua época.
A literatura infantil é um gênero literário definido pelo público a que se destina. Certos textos são considerados pelos adultos como sendo próprios à leitura pela criança e é, a partir desse juízo, que recebem a definição de gênero e passam a ocupar determinado lugar entre os demais livros.
A literatura estimula a imaginação, incentiva a criança a criar suas próprias histórias e a aplicar o conhecimento adquirido em novas situações de vida. Isso mostra que valorizar a importância da leitura na educação infantil ajuda no crescimento individual do aluno em todo processo educacional.
Espaços de meditação: 7 dicas para criar o seu
Em um cantinho zen, se não houver conforto não tem como haver relaxamento e tranquilidade. É possível transformar a sala ou o quarto em um ambiente que estimula o bem-estar, mas, para quem quer criar um espaço específico para isso, uma dica interessante é apostar em almofadas macias e em pufes.