Atualmente a definição mais difundida é a apresentada por Magda Soares: "Letramento é o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever, o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter-se apropriado da escrita." Desse modo, letramento seria resultado ou ...
O letramento, por sua vez, designa a capacidade e competência que o sujeito adquire a partir de uma função social da leitura e da escrita. Diz respeito a um contexto mais amplo, além da aprendizagem das letras e símbolos escritos, mas referindo-se a compreensão, Interpretação e uso da língua nas práticas sociais.
Resposta: Partindo dessas constatações, entendemos que a alfabetização tecnológica e, por conseguinte o letramento digital são processos que se efetivam a partir da interação entre alunos e professores, considerando-se a necessidade imposta por determinada situação.
A alfabetização tecnológica engloba esses dois grupos. A alfabetização tecnológica envolve três habilidades do professor, sendo elas, o conhecimento técnico, o conhecimento pedagógico e o conhecimento crítico da tecnologia que pretende usar.
O termo alfabetização digital tem sido usado para designar um tipo de aprendizado da escrita que envolve signos, gestos e comportamentos necessários para ler e escrever no computador e em outros dispositivos digitais.