O que Joo Duns Escoto defendia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Conhecido como "O Doutor Sutil", Duns Scotus acentua a separação entre fé e razão, sustentando que o objeto da teologia é Deus enquanto tal, e o da metafísica, o ser enquanto ser. ... Ora, para o filósofo, provar a existência de Deus como ser é provar a existência do infinito.
Como que Duns Escoto defende o argumento de um Deus infinito?
Para Duns Scotus, o ser é conhecido por si, e a infinidade não lhe é contraditória, pois ela é perfeitamente inteligível. Há, portanto, compatibilidade entre infinitude e o ser; e se a infinidade é uma perfeição possível, o ser supremo, que é Deus, é necessariamente infinito. Ou seja, o que está na mente está em Deus.
O quê Duns Scotus entendia como distinção formal?
O que Scotus faz é formular um terceiro nível de distinção, como um meio-termo entre as duas anteriores. A distinção formal (distinctio formalis) é a que ocorre na formalidade (formalitas) do ente percebido, não tendo origem nem propriamente real nem propriamente mental.