O Que Identidade Urbana?

O que identidade urbana

Quando pensamos em uma cidade, é comum associarmos a ela uma série de características que a tornam única. A arquitetura, os monumentos, as ruas movimentadas e os espaços públicos são elementos que ajudam a construir a identidade cultural de um lugar.

O conceito na prática

Além deste, o movimento social local esgrimia outros dois argumentos, nos quais estavam implicadas diretamente questões de identidade cultural urbana, nos termos de algumas das tematizações que estas mais caracteristicamente tendem a assumir na atualidade.

Isso se confirma na análise das demais dimensões. Nos discursos de todos os grupos de moradores, percebe-se uma forte ligação com a cidade com relação à dimensão temporal. Os moradores dos conjuntos ou os jovens moradores apontam como lugares importantes da cidade aqueles relacionados com o seu passado, demonstrando assim um conhecimento e valorização destes. O futuro é igualmente tratado por todos com otimismo, o que pode refletir uma disposição de continuidade de vivência na cidade e o fortalecimento das relações com o lugar.

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Uma das formas em que esta tendência se traduz é na hipertrofia de certos eventos (megaconcertos, super-festivais, campeonatos mundiais, peregrinações massificadas, desfiles gigantescos) e equipamentos (complexos olímpicos, parques de diversões industrializados, hipercentros culturais ou comerciais, recintos monumentais). Num contexto social de mediatização da cultura e dos lazeres, mas também de estetização dos cotidianos, de opcionalidade crescente na adoção de estilos de vida e de regulação reflexiva dos projetos identitários (Crane, 1992; Featherstone, 1992; Chaney, 1996; Giddens, 1997), tende a ser cada vez mais interessante a vivência de "ocasiões únicas" e de "experiências diretas", bem como a possibilidade de testemunhar que "se esteve lá".

Um processo essencial para que alguém se sinta identificado ou pertencente a um entorno é o que se entende por apropriação. Na apropriação, o sujeito interage dialeticamente com o entorno, o que resulta numa transformação mútua.

Assim sendo, uma hipótese conceitual que proporia, desde o início, é a da pertinência de uma conceitualização não essencialista das identidades culturais. E, em conseqüência, das identidades culturais contemporâneas. Esta hipótese, é claro, não tem nada de particularmente original ou inovador. De certo modo, poder-se-ia mesmo dizer que a rejeição das concepções essencialistas dos fenômenos identitários é hoje, em larga medida, um adquirido das ciências sociais (Pinto, 1991; Calhoun, 1994; Silva, 1996; Costa, 1999; Brubaker, 2001). Na verdade, talvez não seja bem assim, talvez o adquirido não seja tão vasto ou tão inequívoco. Mas deixo este aspecto da discussão para o final.

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Para concluir, propomos a seguir uma breve sistematização do que foi dito até aqui, apoiada nos exemplos ilustrativos anteriores. Eles são provenientes de processos de pesquisa conduzidos numa perspectiva de análise próxima e minuciosa, em contato direto com as pessoas e as situações, mas, simultaneamente, atenta a vetores transversais e translocais de estruturação social contemporânea. Poder-se-ia retomar, nesse sentido, a expressão "etnografia global", sem que se tenha de aderir a todas as conotações da utilização que lhe tem vindo a ser dada por alguns autores (Burawoy et al., 2000).

Apesar das transformações vivenciadas na sua relação com o lugar, este grupo de moradores expressa claramente o seu contentamento com o processo de crescimento no qual se inseriu a cidade. Esse fato pode ser compreendido como a superação do mal-estar gerado pelo estigma e o descaso sofridos por seus moradores originais. Hoje, Maracanaú é percebida como uma cidade de futuro, importante e rica. O que leva a uma valorização de si mesmos através da valorização do lugar.

Os sistemas identificatórios são subdivididos e a identidade passa a ser qualificada como identidade pessoal (atributos específicos do indivíduo) e/ou identidade social (atributos que assinalam a pertença a grupos ou categorias); essa última ainda recebe predicativos mais específicos como identidade étnica, religiosa, profissional, etc. (p. 161)

Identités culturelles urbaines à une époque de Globablisation

Identités culturelles urbaines à une époque de Globablisation

A arte urbana pode ser usada para promover a educação ao criar obras que abordem temas educativos, como história, ciência e literatura, além de incentivar o aprendizado fora da sala de aula.

De novo, neste ponto, a questão não é simples. As teorias que se podem encontrar nas ciências sociais, de algum modo relativas ao tema, apontam em diversas direções. Há importantes filões teóricos que alicerçam, desde há muito, a hipótese de indiferenciação, ou, noutros termos, de massificação. Isso acontece pelo menos desde Tocqueville (2001), com a sua célebre Da Democracia na América. Ou, noutra época e noutro quadrante teórico-ideológico, com figuras de referência da Escola de Frankfurt como Adorno e Horkheimer (1972), ou como Marcuse (1964), com o seu "homem unidimensional". Ou ainda, para dar apenas mais um exemplo, este mais recente e com orientação paradigmática ainda de outro tipo, com as teses de Ritzer (2000) sobre a "macdonaldização" da sociedade.

Os habitantes têm um papel fundamental na construção de uma identidade urbana autêntica. Quando as pessoas se sentem parte da cidade, elas passam a contribuir para sua construção e a valorizá-la como parte da sua identidade cultural.

Gentileza urbana e o Moní

Nos assentamentos humanos médios e humildes, sem características urbanísticas relevantes, aparece claramente como a identidade social se forja sobre processos de coesão. Somente em assentamentos que possuem características urbanas estruturadas e destacadas, com uma apreciação social positiva, ganha peso a identificação. (p. 54)

Outro ponto fortemente relatado nos discursos é o fato de acreditarem no futuro da cidade. Apostam que ela pode crescer mais e que se tornará um lugar cada vez melhor. Daí, fazem planos para a sua permanência e vivência futura no lugar. Passado, presente e futuro estão representados nos depoimentos dos moradores. O tempo é uma dimensão importante quando relacionada ao espaço. É através do tempo que o sujeito constrói suas experiências e relações, que aprende, vivencia afetos, simboliza, introjeta espaços e constrói sua identidade (Moreno & Pol, 1999; Lévy-Leboyer, 1980).

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Cet article propose un examen et un débat critique à propos d'un paradoxe contemporain : dans la mesure où les procès actuels de globalisation s'intensifient, la manifestation d'identités culturelles différenciées semble se multiplier au lieu de s'atténuer. Le sujet demeure polémique au sein des sciences sociales, par rapport aux faits qui peuvent être observés ainsi que par rapport à l'interprétation de leur signification. Cette analyse a bénéficié du recours à certains exemples d'investigation sur les pocessus d'identité en milieu urbain actuel ou liés à ces pocessus. En nous appuyant sur ces cas, nous présentons quelques propositions de systématisation théorique des modalités de constitution et d'énonciation d'identités culturelles urbaines dans un contexte de globalisation et, de façon plus générale, sur les dynamiques sociales de l'identité culturelle.

Aliás, o investimento urbanístico feito no local da exposição prolongou-se bem para além do acontecimento efêmero, quer na vertente de espaço edificado habitacional e comercial, quer na vertente de espaço público de utilização coletiva, de cultura e lazer. Apesar das contradições do processo urbanístico (Ferreira e Indovina, 1999), o espaço da exposição, rebatizado de Parque das Nações, tornou-se, de maneira duradoura, um dos referentes identitários mais salientes da Lisboa atual, além de um elemento fundamental da imagem renovada da cidade.

As entrevistas foram utilizadas como técnica de coleta de dados para os moradores originais e os moradores dos conjuntos, num total de cinco para cada categoria. Foram realizadas com base num roteiro previamente preparado, porém transcorreram como uma "conversa", em que os entrevistados expunham livremente suas idéias, embora sutilmente conduzidos, com base no roteiro, de forma a não fugir do tema. Os relatos foram gravados em áudio, depois de solicitada a permissão e assegurado o sigilo quanto à divulgação dos nomes reais dos entrevistados. Os entrevistados foram verdadeiros colaboradores, falaram com ânimo de suas vidas, das transformações ocorridas na cidade e dos seus projetos futuros.

The construction process of place and identity of inhabitants of a "reinvented" city

Mas isso significaria, não só um atentado aos direitos culturais da atual população residente ao local de identificação residencial, mas também uma destruição do potencial criativo de formas de cultura popular urbana lisboeta, como o fado amador, as festas da cidade, as marchas bairristas, as sociabilidades intensas, as associações de bairro (Costa, 1999). Práticas sociais e formas simbólicas estas que são particularmente emblemáticas da identidade cultural de Lisboa, sendo produzidas, aliás, não só neste, como noutros dos chamados "bairros populares" da cidade (Cordeiro, 1997, Cordeiro e Costa, 1999). Tal potencial de criatividade cultural era, assim, considerado uma resultante da confluência entre um quadro urbano de características muito específicas ­ designadamente: malha urbana densa e labiríntica, situação central na cidade, vizinhança do rio e da faixa portuária ­ e uma população de perfil social popular, se bem que ela própria em constante recomposição, em sintonia com as mudanças de fundo da sociedade (Machado e Costa, 1998; Costa et al., 2000).

Porém, mais exatamente, se olharmos com um pouco mais de atenção, damo-nos conta de uma inesgotável diversidade de modalidades intermédias ou ambivalentes, em que aquelas atribuições polarizadas se revelam, afinal, grande parte das vezes, muito menos evidentes e unívocas do que poderia parecer à primeira vista.

Qual a relação de trabalho e identidade?

Conceber a atividade de trabalho dos sujeitos como constituinte da sua identidade social implica reconhecer, portanto, a relação de mútua determinação entre trabalho e identidade (Coutinho, 1999) e, conseqüentemente, a constituição de uma identidade profissional, resultante, predominantemente, da vinculação do ser ...

Como as carrancas marcam a identidade dos lugares onde foram criadas?

A presença da madeira, da produção das cores e a cultura local foram os fatores que fizeram surgir as carrancas. As carrancas são esculturas, onde a população local acredita que protege as pessoas qe ali vivem, herdada da cultura local e dos aspectos locais dessas áreas, provinda da origem negra ou ameríndia.

Onde as carrancas foram criadas?

Os primeiros registros de carrancas no Brasil, mas precisamente no Vale do rio São Francisco, datam da segunda metade do século XIX, com indícios desses ornamentos em embarcações que circulavam pelo São Francisco, rio que corta os Estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

Onde colocar a carranca?

A carranca, a partir dessa lenda, era colocada na frente das embarcações para espantar esse terrível monstro. Outro paralelo que podemo fazer é com os Vikings, uma vez que também tinham esculturas de seres na ponta de suas embarcações.

Qual a origem das Carrancas?

As primeiras referências às carrancas datam de 1888. A carranca era construída no início com um objetivo comercial, porque a população ribeirinha dependia do transporte de mercadorias pelo rio e os barqueiros usavam as carrancas para chamar a atenção para sua embarcação.

Qual é o significado da carranca?

substantivo feminino Cara muito feia, sisuda, sombria e mal-humorada. [História] Escultura que imita uma cabeça humana ou de animais, entalhada na madeira e grosseiramente colorida, usada pelos barqueiros do rio São Francisco, que as colocavam na proa, para espantar os maus espíritos.

O que significa a tatuagem carranca?

Tatuagem de carranca Representam todos os sentimentos confusos dos seres humanos, como o ódio, a paixão, o ciúme e etc, responsáveis por transformar as pessoas em "monstros". Assim como as carrancas do rio São Francisco, as Hannya também simbolizam a proteção contra maus agouros e espíritos maléficos.

Qual é o significado da tatuagem gueixa?

Significado da tatuagem de gueixa O próprio termo “gueixa” em japonês pode ser traduzido para “artista” ou “pessoa das artes”. Dessa forma, a tatuagem de gueixa se popularizou principalmente entre as mulheres por simbolizar feminilidade aliada à força e grande inteligência.

Qual era a função das Carrancas na frente dos barcos?

Elas tinham um significado importante para as embarcações: Elas espantavam maus espíritos, ajudavam para que a embarcação não afundasse, livravam das tempestades e atraiam muitos peixes.

Qual a função das carrancas do Rio São Francisco?

Diz a lenda que diversos espíritos habitam as águas do rio São Francisco e para se proteger de embarcações viradas por eles, os pescadores começaram a colocar nas suas proas imagens que remetem a metade gente, metade animal. São as carrancas, capazes de afastar o mau-olhado, o azar e as assombrações.

Qual é o recurso que Ana utiliza para representar o cabelo em suas carrancas?

Ana encontrou nas margens do Rio São Francisco o barro e a inspiração para sua arte, as carrancas típicas da embarcações que navegam pelo rio.

Por que Ana das Carrancas viu no Velho Chico a solução dos seus problemas?

Resposta. Resposta: Nos anos 60, Petrolina viveu uma série crise de barro que obrigou a muitas louçeiras, a optar por outras alternativas para viver. Ana foi a primeira a enxergar o velho Chico como a solução para a escassez daquele produto.

Em que ano Ana das Carrancas morreu?

1 de outubro de 2008

Em que ano Carrancas faleceu?