Há 45 anos, no dia 1º de fevereiro de 1974, um incêndio consumiu 14 dos 25 andares da construção, deixando 187 mortos e 300 feridos. ... O prédio, que passou por uma reforma de quatro anos e hoje se chama Edifício Praça da Bandeira, continua sendo um centro comercial, mas ganhou fama de mal-assombrado.
1 de fevereiro de 1974
O incêndio aconteceu menos de dois anos após outro prédio arder em chamas no centro da cidade, o Edifício Andraus....
Halifax, Nova Escócia – 1917. A maioria das pessoas nunca ouviu falar deste evento, pois ocorreu durante a guerra e por isso foi, em grande parte, mantido longe da imprensa por censores do tempo de guerra. Mas porto de Halifax, Nova Escócia, foi o cenário da maior explosão acidental feito pelo homem, na história.
As principais causas dos incêndios florestais são as seguintes: raios = descargas elétricas atmosféricas, comuns nas núvens tipo CB. incendiários = fogo atado por vingança ou desequilíbrio mental (piromaníaco). ... fogos campestres = fogueiras em acampamentos, caçadas ou pescarias.
“Com o reconhecimento federal, o decreto flexibiliza e agiliza ações imediatas como a contratação de brigadistas e o aluguel de aeronaves”, explicou o governador. Em todo o estado, 1,4 milhão de hectares dos três biomas foram queimados neste ano, conforme estimativa do Ibama/Prevfogo.
De forma simples e resumida: o Pantanal está pegando fogo. Entretanto, o problema não é só esse, e muito menos começou agora. Nos primeiros sete meses deste ano, o principal rio do Pantanal atingiu o menor nível em quase cinco décadas. A chuva foi escassa, o desmatamento cresceu e os incêndios aumentaram.
Levantamentos na região apontaram que os incêndios no Pantanal, entre julho e outubro, foram causados pelo homem. Não havia registro de raios que poderiam justificar um fogo natural no bioma, porque não houve chuva entre junho e setembro.
É justamente no período seco, o inverno pantaneiro, que as queimadas no Pantanal são extremamente comuns. ... Os principais motivos para a prática de queimadas na planície da Pantanal estão ligados à prática da agropecuária, em especial a transformação de áreas vegetais em pastos para a criação de animais.
A principal causadora das queimadas induzidas é a atividade pecuária, visto que produtores agropecuários de causa comercial limpam a vegetação em períodos de pouca chuva para transformar a região em pastos e culturas para exportação.
De acordo com o monitoramento realizado pelo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA), o Pantanal já teve 2,3 milhões de hectares atingidos pelo fogo em 2020, entre 1º de janeiro e 7 de setembro, o equivalente a duas vezes o tamanho da cidade do Rio de Janeiro.
Governo Federal libera mais de R$ 10 milhões para combate às queimadas no Pantanal. Abafadores, roçadeiras, mangueiras, sopradores e tanques para armazenamento de água poderão.
Regularização fundiária seria forma de punir responsáveis por queimadas. A regularização fundiária também é vista pelo Ministério do Meio Ambiente como uma solução para prevenir casos de queimadas e desmatamento na Amazônia.
Saiba como ser voluntário ou fazer doações para ONGs que estão na linha de frente de combate aos incêndios e de suporte aos animais atingidos.