Fonema e letra Na língua escrita, representamos os fonemas por meio de sinais chamados letras. Portanto, letra é a representação gráfica do fonema. Na palavra sapo, por exemplo, a letra s representa o fonema /s/ (lê-se sê); já na palavra brasa, a letra s representa o fonema /z/ (lê-se zê).
A fonética é o estudo da fala. A fonologia é o estudo dos sons linguísticos. A Fonologia é a parte da Gramática que realiza o estudo sobre o comportamento dos fonemas de uma determinada língua. Ela estuda esses fonemas compreendidos enquanto unidades sonoras capazes de criar diferentes significados.
Letras e fonemas apresentam conceitos distintos, letra é representação gráfica do fonema; já o fonema é a representação sonora. Fonologia é a parte da Gramática que estuda o fonema. ... Como se vê a diferenciação entre as duas palavras acima é marcada pelos fonemas /l/ e /t/.
Resposta. Fonema é o a menor unidade sonora distinta que forma a palavra falada, é percebido pela audiçao. Já a letra é a representaçao gráfica desse som, é percebida pela visão.
Letras são os sinais gráficos das palavras, sendo a forma como os fonemas são escritos. Quando falamos sobre as letras em uma palavra, como as letras b, c ou d, estamos descrevendo a maneira como a palavra parece, não a maneira como a escutamos.