O Estado de bem-estar social é uma concepção que abrange as áreas social, política e econômica e que enxerga o Estado como a instituição que tem por obrigação organizar a economia de uma nação e prover aos cidadãos o acesso a serviços básicos, como saúde, educação e segurança.
Caracteriza-se: ➢ pela unidade territorial; ➢pela concentração do poder na figura do rei, que controla: ✓as práticas econômicas; ✓a prática da justiça; ✓o exército. Surge inspirado nos ideais da Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade.
O Estado Moderno é fruto de um processo de cerca de três séculos para se estabelecer. A primeira fase dele é o absolutismo monárquico. Por meio da centralização do poder na monarquia, começa a ser desenvolvido o exército nacional, a estrutura jurídica única e a sistematização da cobrança de impostos.
Os estados nacionais caracterizam-se pela presença de um poder centralizado, por possuírem um exército próprio, por terem uma língua específica, terem um território definido e reconhecidos pelos demais estados e também apresentarem uma monarquia absolutista.
Existe um estado nacional quando há um governo centralizado e soberano sobre uma nação, ou seja, um povo com cultura comum, que habita um determinado território ( país), sem domínio por outros.
O Estado-nação afirma-se por meio de uma ideologia, uma estrutura jurídica, a capacidade de impor uma soberania, sobre um povo, num dado território com fronteiras, com uma moeda própria e forças armadas próprias também. ...
Principais características das Monarquias Nacionais Poder político centralizado nas mãos do monarca; Idioma comum (ideia de nação); Território definido (conceito de fronteiras nacionais); ... Exército nacional permanente (defesa dos interesses da nação);
Monarquia nacional era o nome dado ao Estado nacional centralizado e forte, no qual o poder do rei se estendia a toda a nação e se confundia com o Estado. Essas monarquias surgiram devido ao renascimento comercial e urbano e à crise do feudalismo, o que levou o poder a concentrar-se nas mãos dos reis.
Monarquia nacional foi um sistema que ocorreu após o fim do feudalismo na Idade Média, sendo que foi basicamente a junção do rei com a burguesia. ... Então, surgiram as monarquias nacionais.