As pessoas só nos machucam porque a gente permite que elas se aproximem o suficiente pra isso. As pessoas te machucam, te desprezam, erram, mas nem por isso você deixa de amá-las. Pessoas são como borboletas, quanto mais se machucam, mais se transformam. Dizem que as pessoas sinceras demais machucam.
Quando as palavras ferem a alma é porque os limites do respeito ao próximo foram ultrapassados. Palavras ferem, machucam, magoam, Mas o amor cura as feridas. Palavras ferem e palavras não ditas ferem muito mais. E o interessante nisso, é que ambas possuem o peso do arrependimento.
Sua melhor opção será aceitar as pessoas feridas como são. Todos se machucaram alguma vez e talvez tenhamos até prejudicado alguém sem querer.
O que machuca não é o amor, mas o grande desejo de ser amado e isso não acontecer. Infelizmente não nos basta amar, sem esperar nada em troca e não se sentir pleno no relacionamento.
TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE
Certamente você já foi atingido(a) por palavras duras que não foram ditas com a intenção de agredi-lo(a), mas ainda assim acabaram ferindo muito seu coração naquele momento. Provavelmente, você também já fez o mesmo com alguém. Isso é muito comum de acontecer, porque muitas vezes nós somos tomados pela emoção, e nem sempre conseguimos mensurar nossas palavras antes de externá-las.
Sabe por que as pessoas que amamos são justamente as pessoas que têm mais poder para nos machucar? Porque é sobre elas que colocamos nossas maiores expectativas, nos esquecendo, muitas vezes, de que, por mais… Mais.
Muita calma! Porque, com certeza, as intenções foram as melhores, e ele(a) não sabia que você não queria uma leitura detalhada da situação, mas apenas um ombro consolador. Ou seja, muitas vezes as pessoas não têm a menor ideia do que você espera que elas façam quando você conta uma novidade ou abre seu coração.
Pode levar muito tempo, em alguns casos uma vida toda (“ou mais”) para se estabilizar emocionalmente frente ao evento desagradável. Somente quando conseguir elaborar as suas estruturas egocêntricas, alcançará um estado psicológico mais harmonizado, para poder exercer a compreensão empática dos porquês e perdoar.
Realmente não podemos tentar mudar estas pessoas. Às vezes elas sabem que não podem continuar assim e são conscientes do que estão fazendo errado.
O mesmo acontece com aqueles que tiveram algum tipo de carência afetiva. Em sua relações, se apegarão e sofrerão da terrível dependência emocional.
Quando alguem lhe machuca o coração, retribua com carinho mesmo assim, pois um dia o mesmo entenderá a dor que você sentiu. Só é capaz de machucar alguém quem nunca teve seu coração partido.
Ajuda externa. Se a mágoa é grande demais para ser sustentada sozinha, procure a ajuda de alguém. Um terapeuta pode te ajudar a superar o trauma elaborando toda a história desse episódio. Sem contar que o ajudará a não ficar no lugar de vítima da situação, algo que também é prejudicial.
É comum ficarmos muito chateados quando alguém nos “solta os pés” sem motivo aparente. Já lhe passou pela cabeça que essa pessoa pode estar, sim, com grandes motivos para extravasar seus sentimentos? E que infelizmente o alvo pode acabar sendo alguém como você que não tem nada a ver com a história? Ela pode estar, por exemplo, enfrentando crises familiares ou sérios problemas financeiros, e não ter a mínima ideia de como resolver tais dificuldades, e provavelmente está sem a menor cabeça para medir as atitudes. Em muitos casos ainda, a pessoa pode estar apenas manifestando um sentimento que ela tem de si mesma, mas que acaba atingindo aquele que estiver mais próximo.
Se você espera que as pessoas que você ama jamais o(a) magoem, é melhor se acomodar bem em uma cadeira confortável porque tenho uma triste notícia: uma hora ou outra, alguém que você ama muito ou que você considera um anjo vai acabar ferindo os seus sentimentos. Esse é um fato inevitável e muito provável de acontecer. Sabe por quê? A psicóloga Barbara Markway, que tem mais de 20 anos de experiência profissional, lista pelo menos 6 razões: