Essa resistência significou a luta do povo indiano pela melhoria das condições de vida e liberdade para ter seus próprios governantes e independência econômica. Por isso, podemos dizer que era luta para resgatar a condição humana e a dignidade do povo indiano.
O congresso do povo, busca dar voz a todos a cerca das leis e decisões a níveis nacionais. Os três movimentos tem em comum o desejo e a busca por melhorias nas leis e lutar contra as injustiças sociais que lhe são aplicadas, buscando ter voz nas decisões para que não sejam prejudicados por exploradores e afins.
Ele começou a se preocupar com os problemas dos indianos depois que ele foi expulso do trem pelos ingleses da cabine de primeira classe, pois somente os brancos podiam ficar lá .
Gandhi lutava pela independência da India, que era colonizada pela Inglaterra, sua doutrina era baseada na revolução pacifica, sem conflitos, direito de autodeterminação política é a sociedade determinar seu caminho, de se autogovernar e escolher seus rumos.
Ganhou destaque na luta contra os ingleses por meio de seu projeto de não violência. Além de sua luta pela independência da Índia, também ficou conhecido por seus pensamentos e sua filosofia.
Gandhi na luta pela independência da Índia Na Índia, Gandhi tornou conhecido internamente o Satyagraha, princípio pelo qual defendia o protesto de maneira não violenta a partir de demonstrações de resistência e de desobediência civil.
É dele a frase: “Viva como se fosse morrer amanhã. ... Aprenda como se fosse viver eternamente”.
Ficou famoso por liderar, de forma pacífica, o movimento de independência de seu país contra os ingleses. Conhecido como Mahatma (palavra do sânscrito, que significa “grande alma”) foi o grande idealizador de uma Índia independente, e sua filosofia influenciou vários outros movimentos ao longo do século.
Seu principal objetivo era produzir a força contra o sistema sem executar a violência, ou seja, uma manifestação pacífica mas que a partir da união de diversos indivíduos com um mesmo propósito, confrontando assim a repressão imposta pelo estado.
Gandhi era contra a violência, defendendo as formas pacíficas de protesto como, por exemplo, greves, passeatas, retiros espirituais e jejuns. Foi uma das principais figuras no processo de independência da Índia. Obteve bons resultados na pacificação entre muçulmanos e hindus.