Os comandos de linha de texto do Linux são digitados no terminal. No Ubuntu, ele pode ser acessado através do menu Aplicativos > Acessórios > Consola. Também é possível acessá-lo após pressionar ALT+F2 e digitar Terminal. O comando “cd” serve para acessar e mudar de diretório corrente.
cd. Mais um comando que vamos ver é o cd, com ele é possível navegar entre os diretórios. Este, como os anteriores, é um comando muito simples, basta digitar o comando cd seguido do caminho do diretório onde você quer acessar.
O diretório Raiz é representado por uma "/", assim se você digitar o comando cd / você estará acessando este diretório. Nele estão localizados outros diretórios como o /bin, /sbin, /usr, /usr/local, /mnt, /tmp, /var, /home, etc.
O terminal é chamado frequentemente de linha de comando ou shell. ... Até pouco tempo, esta era a maneira que o usuário interagia com o computador; entretanto, os usuários de Linux viram que o uso do shell pode ser mais rápido do que um método gráfico e que ainda merece algum mérito hoje.
Para abrir o terminal basta escrever "terminal" na busca do sistema ou pressionar a combinação de teclas Ctrl + Alt + T no teclado.
Linux é mais seguro porque todo software livre possui um código sob permanente escrutínio por programadores no mundo inteiro, o que torna possível que vulnerabilidades sejam sanadas na mesma velocidade com que surgem, ao contrário de código proprietário.
O CESG, a autoridade técnica de tecnologia da informação do Reino Unido, considerou o Ubuntu como o sistema operacional mais seguro da atualidade. A distribuição Linux foi comparada a outros lançamentos, como Windows e Mac OS, em 11 categorias e acabou sendo aprovada em nove delas.
Devido as diferenças na arquitetura dos sistemas operacionais baseados em UNIX, um vírus tem poucas chances de se auto copiar igual quando executado em um sistema Windows. Isso se dá devido ao sistema de permissões do Linux ser mais restritivo do que o do Windows, o que garante uma segurança maior.