A fase probatória do Novo CPC É na audiência de instrução que serão produzidas as provas orais, ouvindo testemunhas, peritos, além dos depoimentos do autor e réu. Não precisando seguir uma ordem exata, conforme previa o antigo CPC.
Saneamento do processo é a providência tomada pelo juiz, a fim de eliminar os vícios, irregularidades ou nulidades processuais e preparar o processo para receber a sentença. Tal providência é tomada entre a fase postulatória e a instrução do processo, mediante um despacho saneador.
verbo transitivo Tornar são, habitável. Tornar apto para a cultura. [Figurado] Reparar, eliminar falhas ou excessos: sanear as finanças.
Sanear é limpar, enxugar eventuais vícios processuais que possam vir a obstruir ou até mesmo impedir o julgamento do mérito; organizar o processo, mutatis mutandis, é delimitar as questões fáticas e jurídicas, decidindo como recairá a atividade probatória e balizar como vai se dá a distribuição do ônus da prova.
A expressão "organização do processo" é terminologia nova, e refere-se às providencias necessárias para a ocorrência da audiência de instrução e julgamento. A decisão de sanear não se trata de mero despacho saneador, mas decisão que visa o saneamento e organização do processo.
É a ineficácia do ato ou relação processual, causada pela não observância da lei. Pode ser absoluta, quando a grave violação à lei torna o vício insanável, ou relativa, quando torna o ato apenas anulável, possibilitando que o vício seja suprido pelas partes.