A fasciotomia descompressiva é o tratamento indicado e a cirurgia menos invasiva apresenta bons resultados, é estética e funcionalmente melhor, com menor tempo de recuperação e retorno ao esporte.
Hérnia muscular surge a partir de uma fraqueza no envelope que cobre o músculo. Essa fraqueza pode ser resultado de uma cirurgia, de causa genética, mas muitas vezes não se sabe a causa. O único tratamento para desfazer a hérnia é a cirurgia (fasciotomia), melhor indicada quando o paciente tem dor.
A hérnia muscular, na maioria dos casos, é uma consequência da realização de exercícios físicos, representando o inchaço do músculo fazendo que sejam criados pontos de protuberância. O tratamento mais indicado é repouso, pois ela tende a desaparecer com o tempo.
A hérnia abdominal é caracterizada por um abaulamento de algum órgão da barriga para fora do corpo que, geralmente, não causa sintomas, mas pode provocar dor, inchaço e vermelhidão no local, especialmente quando há um encarceramento ou torção dos órgãos que estão dentro da hérnia.
20% da população brasileira têm hérnia abdominal, saiba como evitar dor na quarentena
Existem fatores de risco que são apontados para a recorrência como idade, tabagismo, doenças associadas( doenças do colágeno, por exemplo), técnica cirúrgica, entre outros. Sendo geralmente uma causa multifatorial torna-se difícil apontar apenas um mecanismo.
O tratamento para a hérnia umbilical, que apresenta sintomas ou que é muito grande, é sempre a cirurgia, chamada herniorrafia. É uma cirurgia simples e que pode ser feita através de um corte na região abdominal ou por laparoscopia.
Não existe nenhuma restrição alimentar específica para os pacientes com hérnias da parede abdominal. No entanto, é recomendado evitar o ganho de peso para evitar a piora dos sintomas, o aumento de tamanho da hernia e para diminuir as complicações.
Existem alguns exercícios que você pode fazer mesmo com uma hérnia umbilical, mas algumas modificações às vezes são necessárias. O ideal são exercícios sem impacto, de pouca intensidade e duração.
Depende do tamanho e do quanto ela causa de desconforto a você. Toda hérnia tem chance e um tendência a aumentar à medida que ficamos mais velhos e que fazemos esforço físico, mas geralmente somente a caminhada não causa sintomas intensos. O mais recomendado é operar.
Tenho refluxo e hernia de hiato, posso fazer musculação e abdominais? Boa noite. Sim, pode realizar, a menos que seja uma hérnia diafragmática onde sua extensão é maior e ocorre a penetração das vísceras abdominais no tórax. Entretanto cada caso deve ser avaliado de forma isolada.
Para hérnias da parede abdominal – com exceção da hérnia de hiato – o tratamento é exclusivamente cirúrgico. ✴ Mas enquanto o paciente se prepara ou aguarda a liberação da cirurgia pelo plano de saúde ou pelo SUS, o ideal é que evite grandes esforços. Caminhadas leves não devem causar prejuízo à hérnia.
Hérnia hiatal grande não causa nada diretamente, mas pode favorecer o refluxo gastroesofágico que é perigoso a longo prazo, pois causa câncer de esôfago. Lembrando que o único tratamento para Hérnia de hiato é cirurgia. Medicação não resolve o problema, apenas ameniza os sintomas.
O tratamento para hérnia hiatal por deslizamento é indicado por um médico gastroenterologista e consiste no uso de medicamentos que melhoram a motilidade do estômago, reduzem a produção de suco gástrico e protegem a parede do estômago.
Em alguns casos pode ser necessário corrigir a hérnia de hiato, naqueles que não melhoram ou não conseguem ficar sem medicação. É feita uma cirurgia, que pode ser por videolaparoscopia ou com plataforma robotica, a fim de reposicionar o esôfago e o estômago e corrigir possíveis problemas no músculo diafragma.