Patrocinados por fazendeiros ou comerciantes, os bandeirantes partiam para descobrir novas terras, arranjar escravos e descobrir depósitos minerais. Eram viagens arriscadas, e muitas vezes sangrentas, organizadas para explorar o território brasileiro à procura de riquezas minerais, novas terras e escravos.
Operação Bodyguard (em português: Operação Guarda-Costas) foi o codinome de um plano de fraude na Segunda Guerra Mundial empregado pelos Aliados antes da invasão de 1944 do noroeste da Europa. O plano pretendia enganar o alto comando alemão quanto à hora e local da invasão.
Primeira Expedição (1501) Com o objetivo de fazer uma exploração geográfica da terra, em 1501 foi enviada a primeira expedição, comandada por Gaspar de Lemos e contando com a participação de Américo Vespúcio.
Os objetivos da segunda expedição foram: Primeiro: Enviar seis navios anualmente no Brasil para explorar até trezentas léguas do seu litoral. Segundo: Construir feitorias destinadas a proteção do litoral,mantendo-as até o prazo de três anos.
A segunda expedição exploradora, comandada por Gonçalo Coelho, trouxe Américo Vespúcio, que fez uma constatação que alterou a geografia e a história da época.
1503-1504 – Segunda Expedição Exploradora: composta de seis navios, essa expedição partiu de Lisboa, em junho de 1503. Comandada por Gonçalo Coelho, também contou com a ajuda de Américo Vespúcio.
A Expedição de Martim Afonso de Sousa (1530-1532) Em 1530, com o propósito de realizar uma política de colonização efetiva, Dom João III, "O Colonizador", organizou uma expedição ao Brasil. A esquadra de cinco embarcações, bem armada e aparelhada, reunia quatrocentos colonos e tripulantes.
A chegada dos portugueses ao Brasil foi parte do processo das grandes navegações. Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.
Expedições exploratórias: tinham como função fazer o levantamento de possíveis riquezas, mapeamento do litoral e a exploração do pau-brasil. Expedições de patrulha - ou guarda-costas: eram responsáveis por fazer a proteção do litoral da colônia. A extensão do território era um fator que dificultava esse controle.
Enquanto Portugal buscou contornar a costa da África para chegar às Índias, a Espanha tinham planejado navegar a oeste no Atlântico. Os espanhóis financiaram a expedição de Cristóvão Colombo que, em 12 de outubro de 1492, chegou à ilha de Guanaani, acreditando ter encontrado as Índias.
Resposta. essas expedições tinham como objetivo procurar metais preciosos e capturar índios pra escravizar. tinha como objetivoo mapeamentodo territorio portugues e,se possivel,encontrar ouro e prata na regiao. E as principais foram a de Gaspar de Lemo,Americo Vespucio e Gonçalo Coelho.
Cristóvão Jacques
Para conter o intenso contrabando francês do pau-brasil, foram organizadas as expedições guarda-costas. ... A grande extensão da costa brasileira tornava impossível policiá-la integralmente e impedir o tráfico por contrabandistas. Seu comandante, ao que se sabe, foi o navegador Gaspar de Lemos.
Verificado por especialistas As primeiras expedições exploradoras foram, do ponto de vista histórico, a conquista de um território "selvagem", expandindo os horizontes dos europeus para muito além do seu continente.
A primeira em 1516 e a segunda em 1526, e ambas comandadas por Cristóvão Jacques: eram as expedições guarda-costas, que dispersaram ou aprisionaram mais de uma dezena de navios franceses e espanhóis, que também rondavam as terras portuguesas.
Essa fase encerrou-se com a implantação do sistema de capitanias hereditárias e ficou conhecida dessa forma pela ausência de uma política de colonização e de ocupação por parte de Portugal em relação ao Brasil.
Resposta: Podemos afirmar que Portugal apresentou uma postura de descaso em relação a colonização do Brasil nos primeiros trinta anos pois demorou para estabelecer no Brasil assentamentos ("cidades") permanentes e não começou a explorar economicamente o território logo que o descobriu.
A Coroa portuguesa, quando empreendeu o financiamento das navegações marítimas portuguesas no século XV, tinha como principal objetivo a expansão comercial e a busca de produtos para comercializar na Europa (obtenção do lucro), mas não podemos negligenciar outros motivos não menos importantes como a expansão do ...
A Corte Portuguesa também tinha como objetivo transformar o novo território em fonte de renda para Portugal. Indiscutivelmente os primeiros colonizadores das terras brasileiras foram os índios. Não se sabe ao certo a origem destes povos, acredita-se que os índios vieram da Ásia e Oceania.
Portugal iniciou a colonização do Brasil por duas principais razões: a possibilidade de invasão do território por outras potências europeias (em especial a França, que por duas vezes tentou estabelecer colônia no território brasileiro) e na busca por oportunidades comerciais.
História do Brasil As capitanias hereditárias foram a primeira medida real de colonização tomada pelos portugueses em relação ao Brasil. Com as capitanias, foi implantado um sistema de divisão administrativa por ordem do rei português D. João III, em 1534.
A solução encontrada por Portugal para promover essa colonização do Brasil foi inicialmente a construção de postos avançados para proteger o território juntamente com a exploração do pau-brasil, seguidamente da distribuição das Sesmarias, terras dadas aos nobres portugueses.
Contiveram a expansão romana em direção ao mar Mediterrâneo, pois as ilhas ao sul da península itálica passaram ao controle cartaginês b) Fortaleceram a presença romana na região do mar Mediterrâneo, com o estabelecimento de províncias nas terras conquistadas.
Nesse sentido, temos que o rei de Portugal inicialmente mandou colonos como forma de possibilitar a divisão territorial do país para melhor administrar. Assim, o primeiro ciclo que tivemos foi o do açúcar que possibilitou que algumas partes prosperassem.