Você pode utilizar argila expandida, pedaços de brita ou de telhas nessa camada. Depois, posicione a manta. A dica aqui é cortar o material em um diâmetro maior do que o vaso, para garantir que todo o espaço seja coberto. A exemplo do jardim de chão, você também pode utilizar uma camada de areia para auxiliar.
Passo 1 – Coloque argila expandida ou pedriscos no fundo no pote; Passo 2 – Cubra essa camada com jornal ou manta de bidim; Passo 3 – Coloque o substrato escolhido, faça o plantio e regue a planta na sequência. Importante: o manejo da água deve ser diferente dos vasos com furo.
A drenagem é a maneira como a água escorre através da terra no vaso. Uma drenagem mal adaptada provocará alguns problemas à planta desse vaso. O substrato muito drenante deixa a água escorrer muito facilmente. ... Se o substrato for pouco drenante a água vai ser retida.
Vasos grandes para plantas arbustivas em Lugares ao sol
Substrato é o termo técnico pra nomear aquilo no que uma planta é plantada. Não é a mesma coisa que “terra” (um conjunto de características físicas, químicas e biológicas a que se dá o termo técnico de “solo”), mas você pode se referir a ele como a “terrinha” na qual a planta cresce, que não mata ninguém.
Para isso, siga a seguinte receita:
Truque 1: vermiculita Ela parece um farelo bem fino ou um pó, super leve. Ao misturá-la ao substrato, a vermiculita faz o papel de acumular a água da rega, mantendo o vaso úmido por mais tempo. Vale colocá-la na terra do jardim e dos canteiros, mas nunca ultrapasse a proporção de 1/3 do substrato.
Substratos para cultivo indoor: Dicas para solos inertes
O solo inerte é livre de patógenos (doenças que são transmitidas as raízes e a planta através do solo contaminado) motivo para muitas plantas travarem, ou ficarem sequeladas em relação as demais.
Substrato orgânico é o substrato rico em macronutrientes e pode ser composto de vários materiais orgânicos e adubo. Já o substrato inerte contém níveis mínimos ou nenhum nível de nutrientes, mas auxiliam no aumento da drenagem do solo e retém oxigênio.
Solo vivo é solo fértil e as minhocas ajudam. O solo é um mundo vivo que ainda está em grande parte por descobrir. 90% dos microrganismos que vivem no solo são ainda desconhecidos. Escapam a uma análise precisa pois estão estreitamente ligados a outros habitantes do solo (plantas, animais e fungos).
No solo ocorrem a ciclagem e o armazenamento de nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantas. ... Além da função de reservatório, o solo exerce a função de filtro de água, liberando-a com boa qualidade para os corpos de água superficiais e subterrâneos, garantindo a vida.