O que esterilizaço por xido de etileno? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Baseado em um processo de difusão de gás, o óxido de etileno (EO ou ETO) é capaz de esterilizar e eliminar microrganismos viáveis dos produtos. A esterilização ocorre quando uma molécula de gás de EO reage e destrói o DNA microbiano.
Para que serve o óxido de etileno?
O óxido de etileno é um dos processos mais indicados para a esterilização de materiais hospitalares. Todos os objetos considerados críticos e que não possam ser expostos ao calor ou a agentes esterilizantes líquidos devem ser processados por esse meio.
Qual a indicação para esterilização por óxido de etileno?
O óxido de etileno (ETO) é um dos métodos mais utilizados para esterilização, principalmente para os materiais termossensíveis, que são aqueles cujas características físicas sejam incompatíveis com os processos convencionais de esterilização por vapor e alta temperatura.
Quais os riscos do processo de esterilização que utiliza óxido de etileno?
A substância é altamente tóxica e irritante para olhos, nariz, garganta e pele. Equipamentos termossensíveis podem ser submetidos a esse método sem qualquer tipo de prejuízo.
São características do óxido de etileno?
Óxido de Etileno. O óxido de etileno C2H4O é um gás incolor à temperatura ambiente, é altamente inflamável. Em sua forma líquida é miscível com água, solventes orgânicos comuns, borracha e plástico. Para que possa ser utilizado o óxido de etileno é misturado com gases inertes, que o torna não-inflamável e não-explosivo ...
Qual o mecanismo de ação do óxido de etileno?
Mecanismo de ação O óxido de etileno reage com a parte sulfídrica da proteína do sítio ativo no núcleo do microrganismo, impedindo assim sua reprodução.
O que é uma autoclave a óxido de etileno?
A esterilização por Óxido de Etileno é um processo físico-químico, realizado em autoclave, como meio para eliminação microbiana, possuindo uma alta capacidade de penetração. Um produto para saúde estéril é aquele que está livre de microrganismos.
Quais são os cuidados que os profissionais devem ter ao manusear o óxido de etileno?
Isolar a roupa contaminada; em caso de exposição por muito tempo, levar a pessoa exposta a local arejado e administrar oxigênio se necessário. Observação: mulheres em idade fértil e gestantes não devem realizar qualquer atividade relacionada com óxido de etileno.
O que é aeração na esterilização?
Processo de aeraçãoAeração forçada: retirada do excesso de gás retido, por meio de injeções de ar filtrado estéril no interior da câmara, realizando trocas sucessivas até a remoção total ou quase total do gás. Esse procedimento dura em média 2 horas e 30 minutos.
O que é processo de EtO?
A esterilização com EtO é um processo de baixa temperatura (tipicamente entre 37 e 63°C) que usa gás de óxido de etileno para reduzir o nível de agentes infecciosos. ... É usado principalmente para os produtos que não podem suportar o calor da esterilização típica da autoclave tal como o plástico.
É proibida a esterilização de artigos termossensíveis por óxido de etileno?
Portanto os motivos pelos quais usar o óxido de etileno são: materiais termossensíveis não podem ser esterilizados a vapor, óxido de etileno esteriliza 100% do material (por dentro e por fora), é mais econômico que o descarte dos materiais, ajuda o meio ambiente, é único método de baixa temperatura regulamentado pela ...
Como funciona o calor seco?
O calor seco provoca a oxidação dos constituintes celulares orgânicos, penetrando nas substâncias de uma forma mais lenta que o calor úmido e por isso exige temperaturas mais elevadas e tempos mais longos, por isso este método de esterilização só deve ser utilizado quando o contato com vapor é inadequado.