A forma dos zigurates era parecida com a de algumas pirâmides do Egito (como a de Saqqara), mas sua função era diferente. As pirâmides eram essencialmente túmulos. Os zigurates são construções de tijolo coroadas por um santuário e se parecem mais com os templos da América Central.
Etemenanki (em sumério: É. TEMEN.AN.KI; "templo da fundação do Céu e da Terra") era o zigurate dedicado ao deus Marduque na cidade de Babilónia. Originalmente uma torre com sete andares, alegadamente com 91 metros de altura, atualmente apenas dele restam vestígios das suas fundações.
O próprio zigurate é a base sobre o qual o Templo Branco repousa, e sua função é trazer o templo mais próximo aos céus, de forma que pudesse prover acesso desde o solo até lá, por meio de degraus — a estrutura teria a função, portanto, de uma ponte entre os dois mundos.
Os zigurates eram típicas pirâmides com terraços, usadas como templos na Mesopotâmia antiga.
Zigurates eram templos de adoração em forma de pirâmide criados pelo sumérios, babilônios e assírios na Mesopotâmia. Eram construções que tinham uma função religiosa, pois esses povos acreditavam que esses templos serviam de morada para os deuses.
O bem preservado zigurate de Ur (Templo da Lua), no Iraque. Essa construção foi a primeira do tipo a ser descoberta e teria sido erguida entre 2113 e 2096 a.C. por ordem do rei sumério Ur-Nammu. Detêm 21 metros de altura por 62,5 x 43 metros em suas bases.
As pirâmides do Egito são importantes monumentos do Egito Antigo. As estruturas feitas de pedra calcária foram construídas para guardar os corpos dos faraós, que, na época, eram vistos pela civilização egípcia como uma espécie de divindade escolhida para serem mediadores entre deuses egípcios e humanos.
Torre de Babel
Os zigurates (edifícios em forma piramidal construídas por diversos povos da Mesopotâmia) eram templos e, como tal, eram administrados pela classe dos sacerdotes.
(RU), na escrita cuneiforme 𒂍𒋼𒉎𒅍(𒊒) significando "casa cujo alicerce cria terror") é um zigurate neo-sumério que se localizava na cidade de Ur, próximo à localidade moderna de Nassíria, na província de Dhi Qar, no Iraque.