“Vigiar e Punir aborda o problema da institucionalização do poder de forma muito nova, o que deixou marcas profundas nas pesquisas históricas e sociológicas que se seguiram a ele. ... Trocando em miúdos: para Foucault, a punição dos criminosos se transforma, em grande parte, porque o jeito de exercer o poder também mudou.
Especificações
Michel Foucault tratou de temas como loucura, sexualidade, disciplina, poder punição. Exemplo é História de Loucura, onde ele procura mostrar como o conceito de loucura mudou através dos tempos, ou então a obra Vigiar e Punir, onde o objetivo era pensar toda a tecnologia do poder que teria surgido no século XVIII.
A FILOSOFIA DE FOUCAULT Foucault tratou de temas como loucura, sexualidade, disciplina, poder e punição, hoje vistos em várias áreas do conhecimento. Em História da Loucura, ele procura mostrar como o conceito de loucura mudou através dos tempos.
Filósofo francês, Michel Foucault é conhecido por suas teorias acerca da relação entre poder e conhecimento, e como estes são usados para o controle social através das instituições. ... O ponto que subjaz todo o trabalho de Foucault é a relação entre poder e conhecimento.
A trajetória intelectual de Michel Foucault é costumeiramente dividida em três momentos, fases ou domínios, segundo seus principais comentadores: a arqueológica (análise sobre a constituição do saber), a genealógica (análise sobre as formas de exercício do poder) e a ética/estética da existência (análise sobre o ...
Segundo Foucault a filosofia deve ser uma constante problematização do que acontece conosco. O autor francês busca em Kant um fundamento para a filosofia como uma história crítica do pensamento em sua atualidade. ...
Para Foucault, no que tange ao ser humano, o problema do desejo versus objeto de controle são o cerne da questão da subjetividade. É o de "cuidado" de si emancipado o sistema disciplinar.
Filosofia continental
"Instituição que se propõe a contribuir para a formação do educando como pessoa e como membro da sociedade, mediante a criação de condições e de oportunidades de ampliação e de sistematização de conhecimentos.
A punição objetiva controlar, qualificar o indivíduo, não interessando o que ele fez, mas o que é, será ou possa vir a ser. Diante da “universalidade do normativo”, só resta aceitar e cumprir as normas, pois questionar ou tentar entender as regras significa colocar-se sob suspeita.
Embora no Brasil os castigos “físicos” escolares tenham sido proibidos por lei desde o final do século XIX, com a primeira Lei Geral relativa ao Ensino Elementar, de 1827, eles continuaram em vigor por um longo período do século XX, como práticas humilhantes mantidas no interior da escola.
Práticas para manter a disciplina em sala de aula
Ações para prevenir a indisciplina na sala de aula
Um aluno indisciplinado geralmente rouba toda a atenção na sala de aula, tirando o foco das outras crianças. Com isso, além dele próprio ter um aprendizado menor, muitos colegas podem passar a ter dificuldade em acompanhar as aulas, o que ainda pode gerar mais indisciplina.
5 Dicas Para Lidar Com Crianças Indisciplinadas
Normatize o uso de bonés, lenços e adornos na sala de aula e na escola. Defina regras claras para o uso de celulares e aparelhos eletrônicos. Cobre dos pais a frequência dos alunos. Mantenha comunicação direta com os pais sofre atos de indisciplina.
Bata palmas. Essa é uma maneira clássica de captar a atenção da turma. Vá para a frente da sala ou ande em meio às fileiras batendo palmas bem lentas. Você pode começar a seguir um ritmo e pedir para os alunos acompanharem, como bater duas vezes e esperar que eles batam uma.
Para que se diminua a violência na escola, é necessário que a escola também desenvolva um trabalho de incentivo principalmente ao professor para que o mesmo saiba lidar e entender melhor o comportamento de seus alunos buscando assim uma melhor interação no que diz respeito principalmente ao respeito, procurando assim ...
Receba bem os pais dos estudantes nas reuniões escolares e visite as salas de aula de sua instituição. Além disso, o simples hábito de envolver-se com os alunos e demonstrar na prática a importância do respeito pode ser o que faltava para prevenir a violência e estabelecer a segurança no ambiente escolar.
10 dicas para reduzir a indisciplina na escola
Mas uma das maneiras é considerar que violência é algo mais grave do que indisciplina e pressupõe um tipo de ato que pode ser punido fora do ambiente escolar, inclusive, pelo Código Penal. Violência seria agressão física, assédio, bullying, ameaça, injúria, calúnia. É mais do que a mera indisciplina”, diz Calbucci.