5 dicas práticas para trabalhar a interdisciplinaridade em sala de aula
Ou o que de fato é uma aula interdisciplinar? A interdisciplinaridade é uma proposta que visa superar o tratamento do conhecimento escolar. Por essa perspectiva, os múltiplos conhecimentos se interligam e se relacionam com a realidade na comunidade na qual o aluno esta inserido.
A interdisciplinaridade é uma ponte para o melhor entendimento das disciplinas entre si. É importante porque abrange temas e conteúdos permitindo dessa forma recursos ampliados e dinâmicos, onde as aprendizagens são entendidas.
O principal objetivo da interdisciplinaridade é conferir ferramentas para enriquecer a visão de mundo dos alunos. A partir dessa abordagem, indivíduos de todas as idades compreendem que um mesmo fato ou tema pode ser observado e estudado a partir de diferentes pontos de vista.
A interdisciplinaridade na área da saúde configura-se como um avanço no caminho da quebra da ótica biocêntrica, que tem enfoque predominantemente no modelo funcionalista da saúde. Além disso, intervém na relação profissional-paciente, com significativa melhora no Page 6 51 atendimento e tratamento do paciente.
Benefícios como auxiliar os alunos a desenvolverem mais o conhecimento, a habilidade de solução de problemas, a autoconfiança e o gosto pela aprendizagem são objetivos que os professores trazem para a sala de aula quando praticam e exploram a interdisciplinaridade, que promove a conquista dessas metas.
Uma questão importante da interdisciplinaridade quando aplicada aos alunos da Educação Infantil, é que ela precisa estar vinculada à ludicidade. ... É por meio de jogos e brincadeiras que esse alunos ampliam capacidades como criatividade, sensibilidade, afetividade e, ainda, conhecem mais sobre o mundo do qual fazem parte.
Atividades interdisciplinares auxiliam no desenvolvimento das crianças. ... Trata-se das Atividades Relacionadas ao Conteúdo (ARC), que favorecem a reflexão, a invenção e a troca ampla e aberta de experiências – uma dinâmica que reconhece na criança múltiplas habilidades e, consequentemente, favorece o seu desenvolvimento.
A interdisciplinaridade é uma forma de ensino, e ocorre quando se relacionam os conteúdos de diferentes disciplinas, para estudar um tema com o objetivo de capacitar o aluno, e aplicar os conhecimentos específicos de cada área na análise e verificação desse tema.
Verificado por especialistas. Dentre as principais dificuldades para colocar em pratica uma educação interdisciplinar, pode-se citar: falta de recursos físicos; dificuldade em se aliar diferentes áreas de conhecimento.
Grosso modo, a grande diferença entre os três é que o interdisciplinar e o multidisciplinar estão ainda presos às disciplinas. Ao passo que o transdisciplinar quer ir além. ... Na multi, várias disciplinas cooperam com um projeto, mas cada qual trabalhando um aspecto do objeto com o seu método.
Segundo Marinho (2004) é nas universidades que encontramos a maior dificuldade da implantação da prática interdisciplinar, isto devido, entre outros fatores, a sua organização estrutural e dogmatizada, ainda presente em muitos educadores.
A interdisciplinaridade, nesse contexto, é fundamental para que os alunos possam construir saberes artísticos, se utilizando de diferentes materiais e produções, hibridizando o saber com as disciplinas do currículo escolar que possuem potencial para construção dos conhecimentos em arte.
A arte contribui como nenhuma outra disciplina porque é um caminho que traz liberdade de expressão, poder de análise e insere o indivíduo no coletivo, ao mesmo tempo em que fortalece sua individualidade.
A arte caminha na interdisciplinaridade; elas estão intimamente entrelaçadas, pois não existe Arte, sem a reflexão que ela nos permite fazer do mundo em que vivemos.
Resposta. Resposta: A ideia é que a área de artes inclua quatro disciplinas: artes visuais, música, teatro e dança.
Apesar de todos os problemas ocorridos, a missão francesa de fato marcou o ensino da arte no Brasil e seu desenvolvimento, inseriu o estilo Neoclássico na academia e em obras dos artistas produzidas aqui, mas com o tempo o estilo artístico no Brasil foi tomando novos rumos e se renovando.
Dessa forma, se torna necessário pontuar que o estudo da Arte nos torna conhecedores de distintas maneiras de intervir no mundo, elaborando expressões de maneiras poéticas, metafóricas, imagéticas, sonoras e cenestésicas. ...
A disciplina de artes na escola tem como objetivo formar pessoas com percepção e capazes de decodificar valores pela linguagem visual e corporal, e ao mesmo tempo oferecer um momento de lazer pela quebra de rotina e externação de sentimentos. Qual a importância da arte na escola?
A Arte na Educação Infantil é uma importante ferramenta da educação, pois estimula o desenvolvimento das crianças. Afinal, por meio da arte, é possível aprender, adquirir novas habilidades e enxergar diferentes perspectivas e sensações a respeito de um mesmo ponto, por exemplo.
O ensino de Arte permite ao aluno desenvolver aspectos como a sensibilidade, a percepção, a expressividade, a espontaneidade, a consciência de si, do outro e das diversas culturas.
A disciplina de História da Arte propõe uma abordagem introdutória acerca dos processos evolutivos da representação artística ao longo do desenvolvimento da cultura ocidental. ... Localizar, numa perspectiva histórico-social, os principais estilos e tendências que constituíram a arte ocidental.
Arte-educação, ensino de arte ou educação artística é uma disciplina educativa que oportuniza, ao indivíduo, o acesso à arte como linguagem expressiva e forma de conhecimento.