"Nestes casos a maneira de retirar a toxina da corrente sanguínea é através da filtração do sangue na hemodiálise, que deve ser feita imediatamente correndo-se o risco de não dar tempo e a pessoa ir a óbito", explica a nutricionista Talitta Maciel, do Espaço Reeducação Alimentar.
Você sabia que a carambola é prejudicial a pacientes com doença renal crônica? Apesar de ser rica em vitaminas e sais minerais, a fruta possui uma neurotoxina que não é eliminada pelos rins de pessoas com insuficiência renal .
Seus rins e todo o resto do seu corpo agradecem! Pessoas que sofrem de doenças do rim mais severas, como insuficiência renal crônica, devem ainda controlar a ingestão de proteínas, presentes, por exemplo, nas carnes, nos ovos e nos derivados de leite.
Os benefícios da carambola são principalmente ajudar a emagrecer, porque é uma fruta com muito poucas calorias, e proteger as células do corpo, combatendo o envelhecimento, pois é rica em antioxidantes.
"Rica em vitamina C, a carambola é uma fruta com função antioxidante, que ajuda a combater os radicais livres presentes nas células. Ela possui muitos minerais, como potássio, que ajuda nas funções musculares, combatendo o estresse oxidativo das células e membranas.
A carambola pode ser consumida de muitas maneiras, além da fruta in natura, por exemplo:
Rica em vitamina C, magnésio, potássio, fósforo e betacaroteno, a fruta tem função antioxidante e diurética. Verão é época de carambola! Rica em vitamina C, magnésio, potássio, fósforo e betacaroteno, a fruta tem excelente função antioxidante e diurética.
agridoce
O potássio ajuda a diminuir o excesso de sódio e ajuda o organismo a usar corretamente o cálcio, para que ele não se junte, formando o cálculo [renal]”, explica Karin Honorato. De acordo com a nutricionista, feijão azul e feijão preto são alimentos que fortificam e ajudam na saúde dos rins.
Os pacientes com insuficiência renal crônica precisam controlar o consumo de proteínas, pois o rim também não consegue eliminar o excesso desse nutriente. Assim, essas pessoas devem evitar o consumo excessivo de carnes, peixes, ovos e leite e derivados, pois são alimentos ricos em proteínas.
Alguns sucos que podem ajudar no tratamento da infecção urinária, são: