Design Thinking é uma ferramenta prática para a integração de habilidades e mentalidade inovadora voltada para empresas e salas de aula. ... O processo de Design Thinking combina empatia, criatividade e racionalidade para atender as necessidades do usuário e criar soluções bem sucedidas e de forma inovadora.
Design Thinking é uma metodologia de desenvolvimento de produtos e serviços focados nas necessidades, desejos e limitações dos usuários. O grande objetivo do Design Thinking é converter dificuldades e limitações em benefícios para o cliente e valor de negócio para a sua empresa.
O Design Thinking busca trazer um equilíbrio entre o lado científico e exato de uma gestão e contribuir para que a parte de criação, do elemento artístico, possa ser concreto, fazendo com que o projeto passe por um processo de raciocínio para que se desenvolvam novas oportunidades e se diminuam os riscos envolvidos.
Por que você deve usar o Design Thinking na sua empresa
No Design Thinking a empatia é, conforme explicado no Human-Centred Design Toolkit da IDEO, uma “profunda compreensão dos problemas e realidades das pessoas para as quais se está a desenhar”. ... Para isso, é preciso entender o ambiente em que elas se inserem, bem como as suas funções e interações com este.
Por que usar Design Thinking no gerenciamento de projetos
Por fim, o maior diferencial do Design Thinking é a sua eficiência para encontrar soluções para questões mais importantes da empresa, o que é fundamental para seu desenvolvimento e excelência a longo prazo.
Confira abaixo as etapas do processo de Design Thinking detalhadas:
Os 3 Pilares do Design Thinking: Empatia, Colaboração e Experimentação. O pensamento inovador e criativo de um designer, e consequentemente do Design Thinking, é estruturado sobre três pilares: Empatia, Colaboração e Experimentação.
A metodologia de design thinking pode ser aplicada em qualquer atividade empresarial. ... A grande diferença da metodologia do design thinking para outras é que ela estimula e colaboração entre as equipes. Então, os problemas tendem a ser solucionados de maneira criativa, inovadora e até mesmo inesperada.
As 6 principais ferramentas de Design Thinking
O Design Thinking busca novas ideias para solucionar as necessidades dos consumidores, visualizando-os por um ângulo mais humano. ... As estratégias são revertidas em negócios viáveis para o empreendedor e promovem a entrega de algo de valor para o consumidor, solucionando o seu problema.
O DESIGN THINKINGnão é uma receita que você faz uma vez e pronto. É uma forma de pensar e abordar problemas. Transforme essas etapas em um hábito, mantenha-se curioso, aberto às mudanças e as contribuições das pessoas. E veja a inovação surgir cada vez mais naturalmente.
Design Thinking é uma abordagem de pensamento criativo. Com a ferramenta, é possível gerar e organizar ideias, assim como soluções para os problemas enfrentados pela empresa. A capacidade de inovar e encontrar soluções criativas para problemas comuns é um dos aspectos mais determinantes na trajetória de uma empresa.
Para entender o Design Thinking e começar a trabalhar ou viver usando esse modelo mental, precisamos internalizar três valores básicos – empatia, colaboração e experimentação.
Principais Pilares e Valores do Design Thinking
Durante a Imersão Profunda a ideia é identificar comportamentos extremos e mapear seus padrões e necessidades latentes. Dessa maneira, a pesquisa deve ter um enfoque qualitativo e o objetivo de levantar oportunidades de perfis extremos, permitindo que soluções específicas sejam criadas (VIANNA et al., 2012).
Sessão Generativa é um encontro no qual se convida os usuários (ou atores envolvidos no tema do projeto) para que dividam suas experiências e realizem juntos atividades nas quais expõem suas visões sobre os temas do projeto. Visa entender o que sabem, sentem e sonham, muitas vezes de maneira tácita e latente.
A Imersão em Profundidade destina-se à identificação de necessidades e oportunidades que irão nortear a geração de soluções na fase seguinte do projeto, a de Ideação.
Imersão em profundidade É neste momento que se identificam comportamentos extremos e mapeia-se os padrões e necessidades. A equipe observa e interage com clientes/usuários do produto ou serviço para entender seu ponto de vista e o que/como fazem e se sentem em relação a ele.
A Imersão pode ser dividida em duas etapas: Preliminar e em Profundidade. A primeira tem como objetivo o reenquadramento e o entendimento inicial do problema, enquanto a segunda destina-se à identificação de necessidades e oportunidades que irão nortear a geração de soluções na fase seguinte do projeto, a de Ideação.
A etapa de Ideação, como o próprio nome sugere, é a etapa utilizada para gerar novas ideias, que sejam inovadoras. Enquanto, a etapa de Prototipação tem como função: auxiliar a validação das ideias geradas, através da criação de um protótipo das melhores ideias identificadas.
Significado de Ideação substantivo feminino Formação da ideia; ato de idear; concepção.