A depressão endógena é uma perturbação bioquímica, de natureza orgânica e com forte correlação hereditária, ou seja, ela não é melhor explicada por nenhum acontecimento que possa ter levado ao seu desencadeamento. Este tipo de depressão é explicado pelo desequilíbrio ou alteração na estrutura bioquímica do cérebro.
Internacionalmente designada por seasonal affective disorder (SAD), é um tipo de depressão que está relacionada com as mudanças de estação. Por isso, acontece sempre na mesma altura do ano: começa no outono, prolongando-se pelo inverno.
[Por Extensão] Que acontece sempre numa mesma época do ano; relacionado com uma época determinada do ano: ajuste sazonal de impostos. [Por Extensão] Que realizam um trabalho sempre na mesma época do ano: os cultivadores de figo tem uma colheita sazonal.
Existem tipos de depressão; conheça os 8 mais comuns e seus sintomas
Depressão secundária: Caracterizada por síndromes depressivas associadas ou causadas por doenças medico-sistêmicas e/ou por medicamentos; Depressão Bipolar: A maioria dos pacientes bipolares inicia a doença com um episódio depressivo, enquanto mais precoce o início, maior a chance de que o indivíduo seja bipolar.
13 Sintomas de depressão Humor triste, ansioso ou “vazio” persistente; Sentimentos de desesperança, luto ou pessimismo. Irritabilidade. Sentimentos de culpa, inutilidade ou desamparo.
Indícios de uma recaída de depressão Segundo a especialista, a reincidência de um episódio depressivo pode ocorrer em eventos estressores, como perda do emprego, separação, morte de um ente querido, pressão no trabalho, entre outros.
Sintomas da depressão
Os sintomas de depressão são: 3,4
Irritabilidade, Tristeza e vazio Adultos, crianças e adolescentes que sofrem de depressão profunda têm sentimentos de extrema tristeza, irritabilidade ou de vazio, propensão aos sentimentos de frustração e raiva. Num minuto podem chorar e, no próximo, podem gritar de frustração ou raiva.
Disfunção da serotonina e dopamina pode explicar a dor física na depressão. A dor física presente em pessoas com depressão pode ser resultado de um mau funcionamento de substâncias que atuam no cérebro, como serotonina e dopamina.
São várias as doenças que podem aparecer em associação com quadros depressivos ou podem provocar o aparecimento dos mesmos, entre elas estão as doenças cardíacas, câncer, ansiedade, distúrbios na pressão arterial, entre outras. Entre os diabéticos é bastante comum o aparecimento de sintomas depressivos.
A depressão afeta o hipocampo, a amígdala e o córtex pré-frontal. Essas três regiões do cérebro respondem por funções importantes, como o processamento da memória, aprendizado, concentração e cognição.
Setembro Amarelo: 10 coisas que você pode fazer para ajudar uma pessoa em depressão
Raciocínio lento ou agitação. A depressão afeta o hipocampo, a amígdala e o córtex pré-frontal. Essas três regiões do cérebro respondem por funções importantes, como o processamento da memória, aprendizado, concentração e cognição.
Uma depressão não tratada pode gerar graves consequências físicas, mentais, emocionais e comportamentais, como: aumento da probabilidade de comportamentos de risco, problemas de saúde, predisposição para o consumo de drogas, álcool entre outros.
Os principais neurotransmissores envolvidos na depressão são a serotonina e a noradrenalina[1]. Quando há um desequilíbrio na produção delas, a doença se instala. “Os neurônios precisam de neurotransmissores para se comunicar.
O transtorno depressivo persistente não é tão intenso quanto a depressão clássica, mas é persistente e dura ao menos dois anos. Muitas pessoas com essa condição são capazes de fazer tudo normalmente, mas sentem-se fracas ou sem vontade em boa parte do tempo.
Picos de agressividade, bruscas alterações de humor, desinteresse sexual, desânimo para atividades de lazer, apatia diante de tarefas domésticas, desleixo e baixa autoestima. Todos essas situações, comuns no dia a dia dos pacientes com depressão, podem interferir diretamente na vida conjugal, desgastando a relação.
Relacionar-se amorosamente com uma pessoa em depressão não é simples, mas a doença não é contagiosa e é possível, sim, namorar sem adoecer. "Não se transmite depressão e um não tem o poder de tornar o outro depressivo.
Aqui encontra 11 formas de o fazer: