Corpos estranhos nasais são encontrados ocasionalmente em crianças jovens, pacientes psiquiátricos e deficientes mentais. Objetos comumente introduzidos no nariz incluem algodão, papel, pequenas pedras, contas, grãos, sementes, insetos e baterias do tipo botão (que podem causar queimaduras químicas).
No nariz. Quando o órgão em que se encontra um corpo estranho for o nariz, deve-se comprimir a narina que esteja livre e pedir que a vítima mantenha a boca fechada e tente expelir ar pela narina tampada. É necessário avisar a vítima para que não assoe o nariz com muita violência. Isto poderia ferir a cavidade nasal.
Primeiros Socorros Se não tiver álcool, pode utilizar vinho ou cerveja. A seguir, retire o inseto através da irrigação do conduto com água e seringa para ouvido (ou uma pêra de sucção nasal). Para outros objetos, faça apenas uma tentativa para extraí-los.
Inclinar a cabeça para o lado do ouvido afetado e agitar a cabeça, para tentar que o inseto saia....No entanto, se o inseto não sair podem ser usadas outras formas para tentar removê-lo do ouvido:
Segundo a especialista, esses objetos podem perfurar o tímpano e causar perda auditiva irreversível. Por isso, se o objeto entrar no ouvido, a orientação é não utilizar nada que o empurre mais para dentro, como cotonete, por exemplo.
No entanto, quando um inseto entra no ouvido, ele pode causar desconforto, dificuldades auditivas, coceira ou dor, pois se ele ainda estiver vivo, pode tentar sair, produzindo uma sensação desconfortável e causando pequenos ferimentos devido aos seus movimentos.
Introdução e Definições. Corpo estranho em otorrinolaringologia é qualquer material inanimado ou animado que se encontre em cavidade nasal, seios paranasais, orofaringe, conduto auditivo externo e que não faça parte dessas estruturas em condições normais.
Nunca use hastes flexíveis do tipo Cotonete para limpar as orelhas de cachorro. Assim como com os ouvidos humanos, esses produtos empurram a sujeira para dentro do canal auditivo. Além disso, jamais utilize álcool ou peróxido de hidrogênio, pois pode irritar a região.
Seja doce ou salgada, a água pode causar obstrução no conduto auditivo e gerar quadro de dor e infecção. Informe-se sobre as maneiras que apesar de simples deve-se haver um cuidado redobrado. Entretanto, é importante ficar alerta para que o quadro não evolua e se torne em algo mais sério.
Quando se trata do azeite, é importante destacar que pingá-lo no ouvido —assim como qualquer outra substância—, ainda mais aquecido, pode ser altamente perigoso.
Azeite alivia a dor de ouvido? Verdade. O azeite pode amenizar a dor, se for aquecido antes. Assim, a dica é molhar um algodão com azeite e pingar uma gota no ouvido.
Pingue algumas gotas no ouvido, espere alguns segundos e depois incline a cabeça para o lado oposto a fim de que o líquido saia. O azeite é um dos melhores remédios para remover o excesso de cera, pois amacia e remove com facilidade. Coloque duas ou três gotas de azeite na orelha antes de dormir.
Você pode usar peróxido de hidrogênio para desobstruir as orelhas bloqueadas pela acumulação de cera. Usando um conta-gotas, coloque duas gotas de peróxido de hidrogênio, mas conhecido como água oxigena, à 3% na orelha afetada. Você vai ouvir uma efervescência. Aguarde 10 minutos ou até o efervescente parar.
Alguns dos tratamentos para diminuição da audição, incluem:
A principal causa da surdez adquirida é o envelhecimento do organismo associado a uma combinação de fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida. Tudo isso provoca alterações no ouvido interno, onde as ondas sonoras são convertidas em impulsos nervosos que são enviados para o cérebro.
A cera do ouvido pode bloquear o canal auditivo e evitar a construção das ondas sonoras. Esse acúmulo de cera pode acontecer entre pessoas de todas as idades e é resolvido removendo o excesso. Para isso, o otorrinolaringologista pode fazer uma limpeza (lavagem) da cera, que é um procedimento indolor.
A infecção do ouvido, também conhecida como otite, é uma das causas mais comuns da sensação de ouvido tampado. Isso acontece porque, durante uma infecção, o canal auditivo fica inflamado, dificultando a passagem dos sons até ao ouvido interno e causando a sensação de ouvido entupido.
A surdez súbita é uma perda de audição rápida e inexplicada, geralmente em um ouvido, de instalação repentina ou em até 3 dias. Deve ser considerada uma emergência médica. Qualquer pessoa que experimente essa perda auditiva repentina, deve visitar um Otorrinolaringologista imediatamente.
Conheça 4 cuidados de como prevenir a surdez
É necessário ter alguns cuidados ao usar fones de ouvido de maneira excessiva como evitar passar muito tempo em ambientes fechados com música muito alta; manter o volume de aparelhos ligados aos fones de ouvido abaixo dos 60 decibéis; usar protetores auriculares toda vez que for se expor a sons muito altos; evitar ...
Prevenção: – proteção coletiva com isolamento das fontes de ruído (medida mais importante). – uso de protetor auditivo (medida complementar – não deve ser a única proteção). – ventilação exaustora e/ou isolamento dos processos com uso de solventes.
Surdez neurossensorial ou de percepção: é a causa mais comum, e surge devido ao comprometimento do ouvido interno, sendo que o som não é processado ou transmitido ao cérebro, devido a causas como degeneração das células auditivas pela idade, exposição a som muito alto, doenças circulatórias ou metabólicas como pressão ...