A competência 1 avalia a variedade padrão da língua portuguesa, ou seja, analisa se o aluno conhece e aplica as regras gramaticais na escrita do seu texto. A redação precisa evitar uso de gírias, expressões informais bem como vícios de linguagem.
Quais são as competências da redação Enem 2020
É importante lembrar que cada competência é avaliada gerando uma pontuação entre 0 e 200 pontos, sendo dividida em 6 níveis diferentes de adequação. Ou seja, o aluno pode tirar 200, 160, 120, 80, 40 ou 0 pontos.
A Competência III avalia a articu- lação entre informações, fatos e opiniões, ou seja, avalia o projeto de texto do participante, e essa articulação considera o texto como um todo, o que inclui, necessariamente, a proposta de intervenção.
Estudar redação para o Enem é uma trajetória que requer dedicação e constância.
10 dicas para uma boa redação do Enem
Para formar a nota máxima dessa competência, que equivale a 200 pontos, o candidato deve garantir "estrutura sintática excelente", que admite apenas uma falha, e, no máximo, dois desvios. Caso contrário, a nota sofrerá desconto de acordo com número de erros cometidos.
A partir do primeiro semestre de 2021, a nota na prova de redação do Enem passa a ser igual ou superior a 400 pontos para o Fies. A partir do segundo semestre de 2020, o Fies não apresenta mais critério de renda....
De modo geral, os candidatos com pontuação entre 550 e 650 pontos têm chances de conseguir vaga em diversas faculdades. As menores notas para ser aprovado costumam ser superiores a 450 pontos.
A maneira mais conhecida de ganhar uma bolsa de estudo com a nota do Enem é pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). O ProUni distribui bolsas parciais integrais a estudantes que fizeram Enem mais recente e atendem aos critérios de renda e escolaridade determinados pelo Ministério da Educação (MEC).