O grau cilíndrico é o grau das lentes para corrigir o astigmatismo. As lentes recebem esse nome devido à forma cilíndrica que possuem. O astigmatismo é um problema que ocorre quando uma córnea se estende para um formato assimétrico e irregular.
ESFÉRICO (ESF) – Gru Esférico (miopia ou hipermetropia) CILÍNDRICO (CIL) – Grau Cilíndrico (astigmatismo) PL/PLANO – Você não tem grau na coluna que estiver preenchido essa informação. EIXO – Indica a localização do Astigmatismo.
Os números preenchidos abaixo do campo “esférico” correspondem a miopia (se o sinal for negativo) ou hipermetropia (se o sinal for positivo). O campo “cilíndrico” e “eixo” correspondem ao astigmatismo, e a sigla D.P. significa “distância pupilar”.
O eixo do astigmatismo é a localização do grau de astigmatismo na córnea do olho. E o valor do eixo pode variar de 0 a 180 graus. O astigmatismo cria diversos pontos focais em nossos olhos, quando o normal é que se tenha apenas um ponto focal.
O eixo é um valor que permite a correção dos pontos focais causados pelo astigmatismo, permitindo a existência de apenas um ponto focal, como é o caso de pessoas com visão normal. Esse valor também é capaz de influenciar na espessura da lente.
EIXO DO ASTIGMATISMO, VARIA DE 1 A 180 GRAUS Esse grau de perto é sempre somado ao grau de longe e é sempre precedido de um sinal positivo (+). Por exemplo, se uma pessoa tem +2,00 graus para longe (hipermetropia) e necessita de uma adição de +3,00 para perto, o seu óculos de perto vai ser de +5,00 (+2,00 + 3,00).
Essas variações do eixo do astigmatismo podem ocorrer por diversos fatores. Por exemplo, flacidez palpebral, doenças corneanas como ceratocone (comum em coçadores de olhos), lesões oculares (um soco), olho seco, catarata, dentre outros motivos.
Enquanto as lentes bifocais corrigem a visão de perto e de longe, mas ignoram a visão intermediária, e os óculos para visão intermediária permitem que se enxergue bem em distância curta e intermediária, mas não abrangem a visão de longe, as lentes multifocais permitem a adaptação da visão em todas as necessidades.
33 cm
Na miopia, o foco visual se forma antes da retina. Então o paciente tem dificuldade de enxergar de longe. A hipermetropia é o contrário.
Os músculos ciliares, que movem o cristalino, não funcionam tão bem quanto antes e isso interfere na visão. Consequentemente, o cristalino perde sua elasticidade e surge a dificuldade em enxergar de perto. Como a principal causa desse problema é o envelhecimento, todo mundo terá presbiopia em algum momento.
Significado de Estigmatismo substantivo masculino Capacidade do sistema ótico de convergir para um único ponto focal os raios luminosos provenientes de um mesmo ponto; estado ou particularidade desse sistema.
Astigmatismo é a irregularidade da superfície ocular que é corrigida por lentes cilíndricas. Estigmatismo é a propriedade que determinados sistemas óptico apresentam de fazer concorrer numa imagem pontual os raios proveniente de outro ponto. Nao é um problema medico.
A principal diferença entre as duas patologias é que, na miopia há principalmente a dificuldade em enxergar de longe, enquanto a visão de perto não apresenta dificuldades. No astigmatismo, a visão fica embaçada e difícil independentemente da distância dos objetos.
É possível que uma pessoa tenha miopia, hipermetropia e astigmatismo ao mesmo tempo, porém não em um mesmo olho. O máximo que pode acontecer é miopia e astigmatismo em um dos olhos, e hipermetropia e astigmatismo no outro.
E é justamente aí que está a principal diferença entre miopia e astigmatismo: pessoas com miopia não conseguem enxergar apenas de longe; já quem possui astigmatismo vive com a visão embaçada ou borrada tanto de longe quanto de perto.
Quanto custa uma cirurgia de correção de miopia e astigmatismo? O valor da cirurgia de astigmatismo e miopia costuma variar entre R$ 1.
Como agendar a cirurgia de miopia no SUS Para marcar a cirurgia no SUS, é preciso passar por uma consulta e conseguir um pedido médico de um oftalmologista. Atenção: este procedimento não é recomendado para menores de 21 anos.
O valor de uma cirurgia ocular varia de um paciente para o outro, até porque existe mais de uma técnica cirúrgica e é preciso avaliar qual é a mais adequada em cada caso. Em geral, o preço varia entre R$ 2.
Para miopia, o indicado é para pessoas com até 10 graus e nos casos de hipermetropia e astigmatismo, seis graus. 2. A cirurgia pode ser feita em pessoas com o grau baixo? A cirurgia pode ser realizada, geralmente, em pessoas com mais de um grau de miopia, astigmatismo ou hipermetropia.
Para fazer a cirurgia de miopia, o paciente interessado precisa ter mais de 18 anos e a sua córnea precisa respeitar os limites de espessura. Caso ela seja muito fina, a cirurgia pode não ser indicada. A cirurgia refrativa de miopia em jovens é diferente de quando feita em pacientes acima de 40 anos.
O grau de miopia é classificado da seguinte forma: 0,25 graus a 3 graus – Baixa miopia. -3,25 graus a -6 graus – Miopia moderada. Maior que -6,25 graus – Alta miopia.