A maior causa das tromboses de FAV é a presença de estenoses venosas por hiperplasia intimal, causando baixo fluxo e finalmente trombose do acesso.
Como perceber a vibração da sua fístula Se você puser os dedos sobre a sua fístula, você deverá sentir o fluxo do sangue passando por dentro dela. Isto é chamado de frêmito (vibração). Sinta esta vibração quantas vezes você for orientado a fazer, geralmente, uma a duas vezes por dia.
O objetivo da cirurgia é abrir o trajeto, de forma a promover cicatrização a partir da base da fístula e, depois, da superfície, a fim de evitar que partes infectadas fiquem dentro do ferimento. Esse período de cicatrização pode ser um processo demorado, pode levar de uma semana a vários meses.
Durante a hemodiálise a principal complicação é a hipotensão arterial causada pela rápida ultrafiltração sanguínea. A equipe de enfermagem deve manter observação contínua dos pacientes durante a diálise, fazer o diagnóstico precoce pode evitar lesões irreversíveis.
De acordo com a literatura, são cuidados de enfermagem durante o procedimento de hemodiálise: explicar ao cliente o procedimento a ser realizado; fazer assepsia do local de conexão da extensão entre máquina e pa- ciente; verificar pressão arterial a cada 15 minutos, durante todo o procedimento; observar a frequência ...
Cuidados de enfermagem ao paciente hipertenso
Cuidados de enfermagem e segurança do paciente: o que é preciso observar?
Segundo Uenishi (1994), os principais cuidados de enfermagem no tratamento das crises hipertensivas são: Manter o paciente em ambiente calmo e tranquilo; Puncionar veia periférica; Monitorizar adequadamente (PA, ECG e Débito Urinário);
Para as urgências hipertensivas, podem ser usados anti-hipertensivos orais, sendo os principais Captopril, Clonidina, Nifedipino e Hidralazina. Para as emergências hipertensivas, devem ser usadas drogas parenterais, a fim de obter maior controle e maior efetividade.
O que fazer para controlar a pressão alta
Os passos são: