Velocidade de propagação é definida como a distância percorrida pela onda sonora por unidade de tempo. É importante lembrar que a velocidade de propagação é uma característica do meio, sendo uma constante, independente da frequência.
Quando um objeto ultrapassa a velocidade do som, dizemos que a barreia do som foi rompida. Os efeitos disso são ondas de choque e um intenso estrondo. Diz-se que a barreira do som foi rompida quando um objeto ultrapassa a velocidade do som no ar, que é de aproximadamente 1224 km/h (340 m/s).
No entanto, esses “bilhetes” são reservados apenas aos militares, que podem passar dos 7.
Atualmente, as Forças Armadas do Brasil possuem a maior frota de aeronaves militares da América Latina, com aproximadamente 715 aeronaves em operação, incluindo aviões de caça, ataque ao solo, transporte, reabastecimento aéreo, treinamento, utilitários, de vigilância e helicópteros.
Em entrevista ao Correio Braziliense, o Brigadeiro afirma que existem hoje na FAB um total de 22 Hércules, mas apenas uma parte dela está voando. Segundo o AEROIN apurou, seriam apenas sete aeronaves em operação, sendo dois KC-130.
Estima-se que existam pouco mais de 25 caças entregues à força aérea chinesa atualmente.
Lockheed C-130 Hercules