Segundo Aristóteles a justiça é uma disposição de caráter que torna os homens propensos a fazer e desejar o justo. Este primeiro sentido de justiça é chamado de absoluto e corresponde à virtude em sua totalidade, enquanto uma parte da virtude, a igualdade, será objeto da justiça em seu caráter particular.
O ideal de justiça está na solução reconhecida por todos, cuja imagem não reflita uma imposição de poder ou o cumprimento de procedimentos previamente estabelecidos. Não se trata de uma decisão proferida por um direito posto, o ideal de justiça está nos fins do homem alcançados por ele mesmo.
Trata-se de um conceito presente no estudo do direito, filosofia, ética, moral e religião. ... Em um sentido mais amplo, pode ser considerado como um termo abstrato que designa o respeito pelo direito de terceiros, a aplicação ou reposição do seu direito por ser maior em virtude moral ou material.
As expressões: justo natural ou moral, significam que as regras jurídicas vêm da natureza, do logos que está contido, mesmo que em pequena parcela, em tudo aquilo que é: natura initium juris, fundamento do direito, conforme o De Legibus I, 5, 16. Nesse sentido, pode-se dizer com Cícero que o Direito provém da Natureza.
Resposta. cidade ideal para Platão é onde haveria a tão sonhada justiça, essa cidade era fundamentada na divisão do trabalho. Pra ele, uma cidade só poderia existir se cada homem cumprisse suas funções, então ele dividiu os homens em três classificações: a dos artesãos, a dos guerreiros e a dos filósofos.
Resumo: A noção de Justiça de Platão reflete na sua metafísica, colocando-a em uma posição de uma Verdade a ser buscada por todos que prezam um amor pelo conhecimento, dando-a uma posição de virtude, de uma excelência a ser apreendida por qualquer um.
A cidade justa, para Platão, é cada indivíduo, de acordo com sua maior aptidão, ocupar seu lugar dentro da polis. Aquele com maior sabedoria deve governar a cidade, o mais corajoso irá compor o exército e o temperado deve trabalhar. O justo é aquele que exerce seu lugar na polis dentro de sua aptidão.
Uma cidade perfeita na visão de Platão seria: Totalmente justa; Fundamentada na divisão correta do trabalho; ... Para que a cidade fosse bem organizada se tinha a divisão de classes onde as características ou aptidões das pessoas é que iriam distinguir isto (as classes seriam artesãos, guerreiros e filósofos).
O objetivo da política, para Platão, é exatamente corrigir essa injustiça. É tornar justo aquilo que é injusto. A concepção política de Platão, segundo Helferich (2006), é basicamente idealista. Ele idealiza uma cidade opulenta e saudável em que cada um atue conforme sua natureza e no momento oportuno.
É no Estado, ou seja, no consórcio político dos homens, que, segundo Platão, podem realizar-se as supremas exigências da vida moral. ... Em duas de suas obras, República e Leis, pondera Platão que só se chegará ao bem comum quando a política tiver como finalidade a justiça.
A melhor forma de governo, sugere Platão, é a aristocracia. ... Acreditava ele que todas as pessoas, homens e mulheres, deveriam ter a oportunidade de demonstrar sua aptidão enquanto membros da classe dos guardiões (Platão foi o primeiro grande filósofo a sugerir a igualdade básica dos sexos).
O governo deve ser regido por pessoas sabias, que para ele eram os filósofos, para que o bem comum seja atingido. Dessa maneira, o governo seria justo e conseguiria o apoio das pessoas, não a partir da força, mas através da razão.
A Sociedade Ideal e a República de Platão Aplicando sua filosofia, Platão imaginou na "República", uma sociedade ideal dividida em três classes, levando em conta a capacidade intelectual de cada indivíduo.
Atenas, Grécia
A República é o segundo diálogo mais extenso de Platão (428-347 a.C.), composto por dez partes (dez livros) e aborda diversos temas como: política, educação, imortalidade da alma, etc. Entretanto, o tema principal e eixo condutor do diálogo é a justiça.
Platão foi discípulo de Sócrates e o primeiro teórico idealista. ... O idealismo platônico consiste, basicamente, em uma distinção entre conhecimento sensível, inferior e enganoso, que seria obtido pelos sentidos do corpo, e conhecimento inteligível, superior e ideal, que acessaria a verdade sobre as coisas.
Platão acreditava que o Mundo Sensível está em constante movimento e mudança (algo que não ocorreria no Mundo das Ideias, que é eterno). Dessa forma, este mundo está suscetível a errar e a ser falho, ao contrário da realidade abstrata. Essas são as ideias de Platão, as principais e que caem nos vestibulares e Enem.
Os filósofos gregos e a noção de democracia. ... Em suas obras, tal como A república, Platão define a democracia como o estado no qual reina a liberdade e descreve uma sociedade utópica dirigida pelos filósofos, únicos conhecedores da autêntica realidade, que ocupariam o lugar dos reis, tiranos e oligarcas.
A decadência de Atenas e crise que aconteceu depois da guerra, levou Platão a ter uma visão negativa da democracia como forma de governo, porque o instrumento de que se valiam os cidadãos para exercer ela estava conduzindo eles a uma crise de valores.
Verificado por especialistas Para Platão só haveria um governo justo se esse fosse formado por filósofos (sábios), pois eles teriam a racionalidade e eticidade. ... Por isso muitos supõe que a aversão de Platão à democracia vem do fato de que Sócrates foi condenado à morte por essa forma de governo.
A idéia de Aristóteles quanto às formas boas e más de governo são idênticas à de Platão (monarquia, aristocracia e politia (as boas) e democracia, oligarquia e tirania (as más). ... Essa formulação foi melhor desenvolvida por Políbio, com o nome de governo misto.
Segundo Aristóteles, não se deveria classificar a democracia como o Governo que a maioria domina, pois mesmo que, em uma cidade, a maioria dos indivíduos fosse rica e eles dominassem isso seria chamada de uma democracia, mesmo tendo uma maioria seria uma oligarquia, pois o poder estaria nas mãos, somente, dos ricos.
Assim, a crítica aristotélica ao regime democrático consiste em afirmar que, os interesses da maioria vigorariam e acabariam por escantear os direitos e anseios da minoria. Já Platão é conhecido por ser crítico ferrenho do sistema democrático.
Platão defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e ideias inatas. ... Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das ideias é através da observação de objetos para após a formulação da ideia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligível.
Analogia entre a ética platônica e a aristotélica A ética como um todo analisa o comportamento humano frente a um fim determinado. Platão e Aristóteles determinam o fim da práxis humana, na concepção do primeiro é o bem, já para o segundo é a felicidade.
Aristóteles discordava de Platão, porque entendia que poderíamos alcançar as coisas perfeitas através da experiência, e não havia um mundo das ideias em separado, mas apenas aquele associado diretamente ao mundo material. Note que Aristóteles aprendeu de Platão, e foi seu aluno, segundo a tradição nos conta.