Estruturas de Lewis (também conhecidos como estruturas de ponto de Lewis ou de elétrons, diagramas de ponto de Lewis ou de elétrons e fórmulas de ponto de Lewis) são diagramas que mostram a ligação entre os átomos de uma molécula e os pares de elétrons livres que podem existir na molécula.
Para digitar uma equação do zero, pressione Alt + = no seu teclado. Escolha Inserir > Equação e selecione Inserir Nova Equação na parte inferior da galeria interna de equações. Isso abre um espaço reservado para equação em que você pode digitá-la.
Fórmula molecular: CO2 Fórmula estrutural: O=C=O. Fórmula eletrônica: seria a representação onde aparecem todos os elétrons na camada de valência (elétrons da ultima camada) de cada átomo representando as ligações.
A fórmula utilizada geralmente é a fórmula unitária, que é aquela que representa a proporção expressa pelos menores números possíveis de cátions e ânions que compõem o retículo cristalino, de modo que a carga total do composto seja neutralizada.
Na ligação iônica, um dos átomos é obrigatoriamente um metal, e o outro, um ametal ou o hidrogênio. Os princípios que fundamentam uma ligação iônica são apenas dois: a perda de elétrons por um átomo (de caráter metálico elevado) e o ganho desses elétrons por outro átomo (de caráter ametálico elevado).
Ligação Iônica
Substâncias iônicas: São sólidas na temperatura ambiente; Apresentam elevados pontos de fusão e ebulição; São duras e quebradiças; Conduzem corrente elétrica quando dissolvidas na água e quando fundidas.
A maioria dos compostos iônicos são sólidos, nas temperatura e pressão ambientes, porque a força de atração elétrica que mantém os cátions e os ânions firmemente ligados uns aos outros é muito forte. Os compostos moleculares são aqueles que possuem somente ligações covalentes entre seus átomos.
As substâncias moleculares não são capazes de conduzir corrente elétrica, pelo motivo de serem eletricamente neutras e por sua vez não possuindo cargas livres.
Para saber-se uma solução aquosa é iônica, basta: a) deixar o solvente evaporar e verificar se há resíduo sólido. b) acrescentar ácido e verificar se há desprendimento de gás. c) testar sua condutibilidade elétrica e verificar se é superior à da água.
Uma solução aquosa é uma solução na qual o solvente é água. É normalmente mostrada em equações químicas com o subscrito (aq). A palavra aquoso refere-se a isto, ou dissolvido em água.
A dissociação iônica é a separação de íons que ocorre a partir de compostos iônicos dissolvidos em água. A água interage com os íons e provoca a sua separação, um fenômeno denominado de solvatação. O processo de dissociação foi descoberto pelo físico-químico Svant August Arrhenius (1859-1927).
São denominadas soluções eletrolíticas, as que conduzem energia elétrica, soluções aquosas de NaCl, KI, NaOH, HCl entre outras, os compostos destas soluções são denominados não-eletrólitos, e os compostos NaCl, KI, NaOH, HCl são denominados eletrólitos.
Eletrólitos são partículas que carregam uma carga elétrica positiva ou negativa. Quando o assunto é nutrição, os eletrólitos são minerais essenciais encontrados no sangue, suor e urina. No organismo, há diferentes eletrólitos, tais como cálcio, magnésio, fosfato, sódio e potássio.
São soluções que contém geralmente íons, átomos ou moléculas que tenham perdido ou adquirido elétrons , e é eletricamente condutora. Ou seja, são chamadas de soluções iônicas, no entanto, existem alguns casos em que os eletrólitos não são íons.