EQST

O Que A Concordncia Na Lngua Portuguesa?

O que a concordncia na lngua portuguesa? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é a concordância na língua portuguesa?

A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. 1. Sujeito simples – o verbo concordará com ele em número e pessoa. Ex.: O artista excursionará por várias cidades do interior.

O que é um erro de concordância?

Erro de concordância: ocorre quando o verbo se flexiona de maneira errada em número (singular ou plural) ou/e em pessoa (1. ª, 2. ª ou 3. ª pessoa), causando uma discordância gramatical.

Quais são os erros de concordância?

Exemplos: Tenho menos medo de barata do que altura. Ela está menos cansada que você. Bastante, muito, pouco, caro, barato: essas palavras estabelecem concordância de gênero e número com o substantivo, quando são empregadas como adjetivos.

O que é concordância não padrão?

A concordância verbal ocorre quando o verbo de flexiona para concordar com o sujeito gramatical. ... A concordância nominal ocorre quando há flexão de um termo (artigo, adjetivo, pronome,…) para concordar com um substantivo. Essa flexão é feita em gênero (masculino ou feminino) e em número (plural ou singular).

Quais são os erros de concordância nestas frases?

O verbo "precisar" é VTI e quando está associado a partícula "se" sua concordância se dá na 3 Pessoa do Singular :Precisa-se de pedreiros. E o verbo alugar é VTD que associado a partícula "se" assume a concordância flexível,ou seja,nesse caso concorda com o sujeito "casas" :Alugam-se casas.

Qual é o erro de concordância no texto dessa placa?

Resposta. Resposta: a) O erro de concordância desta placa ocorre porque a forma verbal “ajudam” está no plural, e discorda com o núcleo do sujeito “mensagem”, no singular.

O que é uma concordância nominal?

A concordância nominal trata especificamente da concordância de gênero e número que deve ocorrer entre um nome (o substantivo) e os outros termos da sentença que o modificam (adjetivos, artigos, pronomes e até mesmo numerais).