EQST

O Qu Epicuro Dizia Sobre O Bem?

O quê Epicuro dizia sobre o bem?

A doutrina de Epicuro entende que o bem reside no prazer, e, por isso, foi uma doutrina muitas vezes confundida com o hedonismo. O prazer de que fala Epicuro é o prazer do sábio, entendido como quietude da mente e o domínio sobre as emoções e, portanto, sobre si mesmo. É o prazer da justa medida e não dos excessos.

Qual é a filosofia de Epicuro?

A filosofia de Epicuro baseia-se no prazer da amizade. Para ele, o homem deveria desenvolver o talento de adquirir amigos. Dizia ele: “Não podeis ser mais felizes do que quando partilhais vossa felicidade com vossos amigos”.

O que defendiam os epicuristas?

Epicurismo é uma Escola Filosófica criada por Epicuro de Samos em meados do século IV a.C., no período pós-socrático, que afirma que, para atingir um estado de plena liberdade, tranquilidade e libertação do medo, o indivíduo deve manter-se em busca de prazeres moderados.

Quando morreu Epicuro?

270 a.C. Epicuro/Data de falecimento

O que é autossuficiência para Epicuro?

Para o epicurismo, isto é ser livre. Aqui está o principio da autossuficiência e, portanto, da felicidade. 6.3 Prazer e justiça Sem prazer, não há felicidade. ... A consciência da dor e do prazer e o que faculta ao homem escolher causar dor ou prazer.

Qual a teoria dos desejos de Epicuro?

"Epicuro considera naturais e necessários os desejos que suprimem o padecimento, por exemplo, de beber quando temos sede, ao passo que por naturais e não necessários ele entende aqueles que apenas diversificam o prazer sem remover o padecimento" (MORAES, 2010, p. 47).

O que os cínicos defendiam?

O Cinismo foi uma escola filosófica grega criada por Antístenes, seguidor de Sócrates, aproximadamente no ano 400 a.C., mas seu nome de maior destaque foi Diógenes de Sínope. Estes filósofos menosprezavam os pactos sociais, defendiam o desprendimento dos bens materiais e a existência nômade que levavam.

Como foi a morte de Epicuro?

270 a.C. Epicuro/Data de falecimento

Como os epicuristas viam a morte?

Epicuro se propôs a resolver o impasse: se a morte é o fim das sensações, ela não pode ser fisicamente dolorosa, e, se é o fim da consciência, não pode causar dor emocional. Ou seja, não há nada a temer. Superado esse medo, podemos ser felizes. Epicuro morreu aos 72 anos.

Quais os desejos naturais e necessários para Epicuro?

Epicuro – é possível obter prazer
  • Naturais necessários: sem eles, a harmonia de nosso corpo se desfaz. ...
  • Naturais não necessários: são prazeres, mas não necessários no sentido em que excedem a simples manutenção da existência. ...
  • Não naturais e não necessários: entramos no terreno das ilusões e da superstição.
5 de mar. de 2015

O que é Ataraxia para Epicuro?

O termo grego ataraxía, introduzido por Demócrito (c. 460-370 a. C.), significa tranquilidade da alma, ausência de perturbação. É um conceito fundamental da filosofia epicurista e dos céticos, e pode traduzir-se como imperturbabilidade, ausência de inquietação ou serenidade do espírito.

Quais são os tipos de prazer para o epicurismo?

Para ele, há três tipos de prazer, a saber: prazeres naturais e necessários, prazeres naturais e não necessários e os prazeres não naturais e não necessários. Na primeira classe de prazeres Epicuro coloca aqueles que são essenciais para a sobrevivência e o bem-estar da saúde do corpo e da alma.

Como Épicure define o prazer?

O prazer para ele é basicamente um prazer corpóreo, mas os homens devem buscar aquele que não é o da pura satisfação física imediata e mutável, deve ser aquele que norteie a conduta humana, "o prazer do repouso".