Qual A Base De Clculo Para PIS E COFINS Lucro Real?
crossorigin="anonymous">
Qual a base de clculo para PIS e COFINS lucro real? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Qual a base de cálculo para PIS e COFINS lucro real?
O PIS e a COFINS devidos pelas pessoas jurídicas de direito privado tem como base de cálculo o valor do faturamento, que corresponde à Receita Bruta, assim entendida as receitas auferidas, inerentes a atividade por elas exercidas e previstas em seu Objeto Social (Lei 9.718, de 1998, art. 3º, § 1º).
Como descobri base de cálculo para PIS e COFINS não cumulativo?
A base de cálculo das Contribuições ao PIS/PASEP e COFINS, com incidência não-cumulativa, tem como fato gerador o faturamento mensal, assim entendido o total das receitas auferidas pela pessoa jurídica, independentemente de sua denominação ou classificação contábil.
Como apurar crédito de PIS e COFINS lucro real?
CÁLCULO DO CRÉDITO O crédito será determinado mediante a aplicação da alíquota de 1,65% (PIS) e 7,6% (COFINS) sobre o somatório dos bens e serviços adquiridos, demais custos e despesas incorridos (como encargos de depreciação e amortização contabilizados), bem como dos bens devolvidos, registrados no mês.
Quanto às alíquotas de PIS e COFINS no regime não cumulativo estas serão de?
As alíquotas do regime não cumulativo são de 1,65% para o PIS e 7,6% para o COFINS.
Qual o código do PIS e COFINS lucro real?
Códigos da ReceitaMais 214 linhas
Como são apurados os créditos de PIS COFINS no regime não cumulativo?
No caso do PIS e COFINS não cumulativo há créditos para o abatimento das comercializações anteriores. Esses créditos são descontados do valor pago ao Governo. Outros impostos já usam o regime não cumulativo, como é o caso do ICMS. As alíquotas do regime não cumulativo são de 1,65% para o PIS e 7,6% para o COFINS.
O que dá direito a crédito de PIS e COFINS?
1 da IN SRF 457/2004).
Bens Adquiridos para Revenda. ...
Bens e Serviços Utilizados Como Insumos. ...
Energia Elétrica e Térmica. ...
Créditos de Aluguéis e Arrendamentos. ...
Fretes e Armazenagem na Operação de Venda. ...
Depreciação de Bens do Ativo Imobilizado. ...
Devoluções de Vendas. ...
Peças e Serviços de Manutenção.
Mais itens...
Como aproveitar crédito de PIS e COFINS?
De acordo com o Ato Declaratório Interpretativo RFB 15/2007, as pessoas jurídicas sujeitas ao regime não cumulativo podem descontar créditos em relação às aquisições do Simples Nacional. E o crédito é aproveitado às alíquotas normais, de 1,65% e 7,6%.
Quais as alíquotas de PIS e COFINS?
7,6%
Diferente do regime cumulativo, existe a apropriação dos créditos, sendo que, salvo algumas exceções, as empresas optantes por essa modalidade devem ser as do Lucro Real. As alíquotas de PIS e COFINS são, respectivamente, 1,65% e 7,6%.
Quais são as alíquotas básicas de PIS e COFINS?
A base de cálculo é a receita operacional bruta da pessoa jurídica, sem deduções em relação a custos, despesas e encargos. Nesse regime, as alíquotas da Contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS são, respectivamente, de 0,65% e de 3%.
Como se calcula PIS e COFINS lucro real?
No caso de opção pelo Lucro Real, a alíquota do PIS muda: passa de 0,65% para 1,65%. Já a alíquota da COFINS passa de 3% para 7,6% da Receita.
Qual o código do PIS?
Mais 9 linhas
O que é COFINS não cumulativo?
O regime não cumulativo do PIS e do COFINS consiste em deduzir, dos débitos apurados de cada contribuição, os respectivos créditos admitidos na legislação. A sistemática é denominada "regime de não cumulatividade do PIS e COFINS".
Quem tem direito ao crédito de PIS e COFINS?
São passíveis de apropriação de créditos as despesas e os custos incorridos no mês, pagos ou creditados a pessoas jurídicas domiciliadas no país, relativos à energia elétrica e energia térmica, inclusive sob a forma de vapor, consumidas nos estabelecimentos da pessoa jurídica.