Novos movimentos sociais são movimentos que surgiram no final do século XX e têm gordura na transformação cultural grande parte dos meios e fios de sua ação. ... Os novos movimentos sociais incorporam tanto segmentos da classe média quanto pessoas à margem do mercado de trabalho e da sociedade.
A expressão “novos movimentos sociais” supõe diferenças em relação aos movimentos sociais tradicionais. ... Normalmente os novos movimentos sociais se articulam através de redes constituindo pautas reivindicatórias coletivas, convergindo interesses, organizando ações conjuntas e buscando visibilidade social.
Resposta. Movimentos sociais são uma "passeata" organizada por umas pessoas com objetivo de reunir o máximo de pessoa possível para lutar por direitos que lhe convém. Servem para lutar pelo que acham justo. Exemplos: movimento Passe Livre(MPS), movimento sociais dos índios e gays e etc..
Os movimentos sociais brasileiros ganharam mais importância a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico e social.
Os principais movimentos sociais no Brasil – As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.
Resposta
Os mais conhecidos são o trabalhista, ambiental, político, racial, gênero, entre outros. Ou seja, qualquer grupo de pessoas que defenda, lute e corrobora para uma causa é considerado um movimento social ao se manifestar através de suas pautas.
Na sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo lentamente um conjunto de práticas democráticas no interior das escolas, das comunidades, dos grupos organizados e na interface da sociedade civil com o Estado. ... propiciam a adoção de valores éticos pelos órgãos do Estado.
Os movimentos sociais são característicos de uma sociedade plural, que se constrói em torno do embate político por interesses coletivos e/ou individuais. ... Os grupos que produzem ação em busca da representação política de seus anseios atuam de modo a produzir pressão direta ou indireta no corpo político de um Estado.
Movimento social é uma "expressão técnica" que designa a ação coletiva de setores da sociedade ou organizações sociais para defesa ou promoção, no âmbito das relações de classes, de certos objetivos ou interesses, tanto de transformação quanto de preservação da ordem estabelecida na sociedade.