A melhor tinta para pintura de madeira é a tinta esmalte. Esse tipo de tinta tem opções de acabamentos fosco, brilhante, semi-brilho ou acetinada, atendendo a todos os gostos. Ela é econômica e você encontra em várias cores em uma das lojas Vilarejo Acabamentos.
Leia também: Sonha com um deck de madeira no seu projeto? Chegou a hora!
Primeiramente, lixe a madeira para retirar o verniz sem esquecer de remover a poeira antes de pintar. Prepare a tinta com 10% de solvente e pinte com rolo e pincel. Depois da primeira demão, aplique mais duas deixando secar entre as pinturas. Faça uma inspeção na madeira e aplique mais uma demão se necessário.
Se ela estiver descascando ou com algumas partes levantadas, é possível retirar o excesso com uma espátula e depois lixar a superfície até que fique uniforme e com uma boa aderência para receber a nova demão de tinta.
Leia também: saiba quais são ferramentas de marceneiro e checklist do que não pode faltar
E se a ideia for realizar a pintura dos móveis e esquadrias de madeira para a obra, é fundamental entender qual o tipo de tinta para madeira mais indicado de acordo com o acabamento que se deseja obter.
Uma vantagem desse tipo de tinta é que, além do acabamento com a finalidade de decoração, a tinta esmalte também ajuda a criar uma película protetora no material, protegendo a superfície de fatores como sol, chuva, umidade e poeira.
As melhores vantagens são: aplicação fácil, com secagem rápida e melhor cobertura em poucas demãos. Além disso, não possui um cheiro muito forte, pode ser diluída em água, tem um bom rendimento e já é uma das preferidas nas confecções feitas artesanalmente.
Se o item é usado ou já foi pintado anteriormente, é imprescindível remover toda a pintura antiga da madeira. Além disso, observe se há rachaduras, furos ou imperfeições no material. Caso a resposta seja positiva, coloque massa nesses locais para evitar que os defeitos fiquem aparentes após a pintura.
A tinta acrílica, assim como a tinta látex PVA, também deve ser diluída em água e possui secagem rápida. A diferença entre ambas é que a tinta acrílica possui resinas acrílicas em sua fórmula, o que faz com ela seja altamente impermeável, tornando-se ideal para pintura de áreas externas.
A madeira é um dos materiais preferidos ao construir móveis e objetos de decoração. Quando pintada, é capaz de harmonizar com a decoração da casa e ainda dá um toque personalizado e exclusivo. Por isso é importante aprender como pintar madeira corretamente. Acompanhe!
Apesar do que muitas pessoas pensam, o processo de pintura começa antes mesmo de aplicar a tinta. Isso porque o primeiro passo é preparar a madeira para que o objeto receba a nova pintura adequadamente.
Uma boa tinta para madeira pode ser a solução mais fácil e econômica para restaurar um móvel, para criar novas peças de artesanato na marcenaria ou até mesmo na pintura de portas, janelas, decks e cercas de madeira.
Leia mais: Encontre tintas para madeira para decorar sua obra. Confira!
Sem o pré tratamento a pintura se torna uma perda de dinheiro e tempo. Isto porque sua durabilidade fica muito comprometida. Se a sua porta é de MDF, leia este artigo. Tinta a óleo é uma tinta para pintar porta de madeira muito usada; antigamente. Hoje em dia tem outras opções, mas ainda tem quem prefere esta tinta.
Uma forma comum de liquefazer a tinta óleo, é misturar um pouco de solvente a tinta, quando se está começando a pintura, para que a tinta mais liquida possa servir melhor como ferramenta que "desenha" linhas iniciais.
É possível comprar tinta para madeira látex, sintética ou acrílica em diversas lojas de materiais de construção e de marcas especializadas em tintas e escolher o melhor tipo para a sua obra e com um leque enorme de opções de cores, além da possibilidade de fazer uma cor personalizada em algumas lojas.
Agora, chegou a hora de escolher a tinta para pintar o seu objeto. Quando o assunto é madeira, você pode contar com três tipos principais de tinta: látex, acrílica e laca nitrocelulose, que contam com características distintas. Saiba mais sobre elas a seguir.
As aplicações modernas das tintas a óleo, mais comuns, para além da sua continuada utilização em pintura artística, são no acabamento e protecção da Madeira, na pintura de casas e edifícios, e em navios e barcaças.
Os solventes são utilizados para diluir a tinta a óleo, assim como para limpar os pincéis e as paletas após a sessão de pintura. Os solventes fabricados para uso artístico devem ser totalmente voláteis, o que significa que, ao evaporarem-se da mistura de tinta, não devem deixar qualquer resíduo.
DICA #1:
Se a tinta existente for a óleo, é preciso pintar o cômodo com uma ou duas demãos de primer também a óleo. Deixe o primer secar por um ou dois dias (leia as instruções da lata) e então pinte com a cor nova. Para um resultado ainda melhor, aplique uma segunda demão de tinta após a primeira secar.
Será que posso simplesmente lixá-las, passar massa corrida e depois pintar com tinta comum?” Esse é o procedimento correto. Se a pintura a óleo tiver sido aplicada sobre emassamento, o que é o mais provável, pode-se inclusive aproveitá-lo, corrigindo-o onde necessário.
Nesta secção temos mais dicas sobre mistura das cores a óleo no sentido de obter cores puras e intensas. Para obter as cores na família dos verdes, misture azul e amarelo em partes iguais. A seguir, adicione mais amarelo se deseja verde amarelado ou mais azul se deseja um verde mais azulado.
Se a tinta que você deseja cobrir for brilhante, geralmente acabamentos de tintas esmalte, óleo, semi-brilho ou acetinado, o necessário é lixar a parede inteira, até a perda do brilho. Feito isso, retire o pó e aplique a nova cor.
Tinta esmalte Esse tipo de tinta não serve para paredes, pois a pintura pode apresentar bolhas e descascamento. Essa tinta deve ser usada em madeira ou metais. É uma pintura muito resistente, pois cria uma película sobre a superfície, podendo ser lavada facilmente.
A tinta esmalte pode ser usada em superfícies metálicas em geral, madeiras, plástico (desde que aplicado fundo correto) e até em paredes. A tinta é resistente à umidade e é perfeita para superfícies que precisam ser limpas com mais frequência.
O recomendado é tirar o excesso na bandeja de tinta e pintar a parede em movimentos verticais. Desloque o rolo de pintura sempre de baixo para cima. Isso evita que a tinta escorra e passe para o piso. Em primeiro lugar, aplique uma demão de tinta sobre os locais onde foram aplicados o gesso e a massa corrida.
Como misturar tintas de parede para criar cores novas
Basta passar uma vassoura, usar o aspirador de pó e depois, um pano úmido. Aí é só esperar secar e depois passar um pano seco, para se certificar. Passe um selador para uniformizar a parede. Se houver buracos na parede, aplique um pouco de massa corrida com a desempenadeira de aço.
Como pintar paredes: guia prático e fácil para seguir
Apenas pinte uma parede e veja como ficou o resultado para começar a pintar as outras paredes; Quando definir o dia que for pintar, veja se o tempo não está muito quente; Use um pincel pequeno para fazer o acabamento da pintura nos cantos; Aguarde em torno de quatro horas para a tinta secar.
A sequência correta de como pintar parede e o ambiente em geral são:
“Se o desejo é um resultado mais rústico, pode tirar partido das imperfeições do reboco, aplicar selador e pintar em seguida. Mas se quer um fino acabamento de qualidade superior, deve-se aplicar a massa corrida ou acrílica, lixar e aplicar a tinta”, recomenda.