Alguns sintomas, no entanto, podem ser identificados bem no início da crise do herpes. Antes das feridas aparecerem, é comum o local ficar sensível e com ardor. “A vermelhidão, coceira e ardência são os primeiros sinais e sintomas. Chamamos de pródromo, um aviso da doença”, explica o dermatologista Murilo Drummond.
Para curar a herpes labial mais rapidamente, diminuir a dor, o desconforto e o risco de contaminar outras pessoas, pode-se aplicar uma pomada anti-viral, a cada 2 horas logo que os sintomas de coceira, dor ou bolhas começarem a surgir.
Existem dois tipos de exames para o diagnóstico de infecção por Herpes simplex (herpes genital ou labial). Um é feito no sangue e mede a presença de anticorpos contra o vírus do Herpes, também conhecido como HSV e o outro faz a pesquisa de DNA do vírus em lesões genitais ou labiais, por método PCR.
O quadro de herpes zoster, com as lesões na pele, pode ser tratado pelo dermatologista. Quando a dor é importante ou o paciente persiste com a dor mesmo após a melhora do quadro cutâneo, encaminho ao neurologista ou anestesista especialista em tratamento da dor.
O diagnóstico é clínico e usualmente óbvio na apresentação. Quando o diagnóstico clínico de herpes-zóster não é claro, os médicos podem pedir testes laboratoriais de confirmação. A sensibilidade da cultura viral varia de 30-70%, mas a especificidade é de 100%.
O Elisa indireto (sigla em inglês para ensaio imunoenzimático) é um dos exames mais utilizados para detectar no sangue, por exemplo, a presença ou ausência de anticorpos contra determinados vírus – como a varicela e o HIV.
O diagnóstico da catapora é feito pelo médico clínico geral ou pediatra a partir da avaliação dos sintomas apresentados, das bolhas no corpo e, se necessário, ele também pode pedir um exame de sangue para confirmar a infecção.
Os sintomas da catapora, em geral, começam entre 10 e 21 dias após o contágio da doença. Além de manchas vermelhas e bolhas no corpo, a doença também causa mal estar, cansaço, dor de cabeça, perda de apetite e febre baixa.
Os sintomas da catapora, em geral, começam entre 10 e 21 dias após o contágio da doença. Além de manchas vermelhas e bolhas no corpo, a doença também causa mal estar, cansaço, dor de cabeça, perda de apetite e febre baixa.
Se existirem feridas na cabeça, deve-se lavar o cabelo sem esfregar o couro cabeludo e cuidar ao pentear os cabelos.