Dispensar 3 gotas do líquido na placa de mistura previamente esterilizada. 3. Adicionar pó ao líquido de forma gradativa até conseguir uma consistência tal que, ao colocar a espátula sobre a mistura e levantá-la irá formar-se um fio de cimento que se romperá quando atingir um comprimento de aproximadamente 2cm.
1- Seringa e agulhas descartáveis: utilizadas para lavar o canal com hipoclorito de sódio, soda clorada ou soro fisiológico. 2- Lençol de borracha sintética: para isolar o dente que será tratado. 3- Grampos: para prender o lençol ao dente do qual será tratado o canal.
Materiais retro-obturadores:
A cirurgia parendodôntica é um procedimento cirúrgico realizado para eliminar o agente etiológico de um processo inflamatório periapical, utilizado como uma opção de tratamento, quando o procedimento endodôntico conservador falhou (BRAMANTE;BERBERT, 1990).
A cirurgia endodôntica é indicada quando perfurações, instrumentos fraturados, calcificações e anormalidades anatômicas são responsáveis pelo insucesso do tratamento endodôntico convencional.
A obturação retrógrada consiste na realização de uma cavidade na porção apical da raiz e no preenchimento da mesma com material adequado tencionando a criação de um selamento que isole o canal radicular dos tecidos perirradiculares 13.
amálgama de prata
A apicectomia, também referida como cirurgia periapical, é um procedimento cirúrgico que se efetua ao nível do ápice da raiz dos dentes (término ou ponta das raízes), tendo como objetivo remover lesões intraósseas de origem infeciosa que se formam junto dessa zona, e que vão destruindo o osso maxilar ou mandibular.
De acordo com o que endodontistas especializados como Schilder, Ingle, Weine e outros, a apicectomia deve estar reservada para os casos em que a formação, limpeza e selamento de canais radiculares são impossíveis desde o início ou quando as tentativas de retratamento não cirúrgico falharam.
“Nos casos mais extremos, o dentista precisa recorrer ao tratamento de canal, que é a remoção da polpa lesionada ou necrosada, sendo feita uma obturação no conduto radicular com cimento específico”, explica.
Uma extração cirúrgica é um procedimento mais complexo. Ela é usada caso um dente esteja quebrado na linha da gengiva ou se ainda não nasceu. Esse tipo de extração é realizado por um cirurgião-dentista. No entanto, elas também podem ser feitas por dentistas gerais.