A cozinha americana é caracterizada pela bancada que a separa da sala. É uma escolha popular para casas pequenas. Ao organizar sua cozinha, priorize o armazenamento eficiente e os itens mais utilizados. Na bancada, tenha sempre à mão itens como azeite, sal e pimenta. O balcão ideal deve ter entre 72 cm e 78 cm de altura.
Considere a inclusão de uma ilha ou um balcão como ponto central da sua cozinha americana. Isso não só cria uma divisão visual entre os espaços, mas também oferece espaço adicional para preparação de alimentos e refeições informais.
A cozinha americana com balcão ou bancada é aquela conhecida também como parcialmente integrada. Esse modelo pode receber o balcão de alvenaria com tampo de madeira ou pedra, de acordo com o projeto. Nesses casos, geralmente utilizam-se banquetas altas para acompanhar a altura do balcão. Para quem está pensando em integrar a cozinha com a sala de jantar pode aproveitar o balcão para acoplar a mesa.
Uma cozinha americana é uma escolha versátil e elegante para muitos lares, mas é importante adaptá-la às suas necessidades e preferências pessoais. Com planejamento cuidadoso e atenção aos detalhes, você pode criar uma cozinha americana que seja funcional, convidativa e adequada ao seu estilo de vida.
Antes de mais nada, se você mora em uma casa ou apartamento antigo é fundamental contar com a ajuda de um arquiteto ou engenheiro para determinar se a estrutura da casa permite a retirada de uma ou mais paredes para a construção da cozinha americana.
É claro que as decorações não precisam ser as mesmas e até mesmo as cores podem variar. Porém, é importante ter em mente que a sala e a cozinha americana precisam estar em sintonia.
Uma das maiores vantagens da cozinha americana é a sensação de amplitude que ela oferece. Por não possuir paredes, esse tipo de cozinha proporciona cômodos mais amplos, arejados e visualmente maiores. E isso é perfeito para casas e apartamentos pequenos.
O pulo do gato é gerar uma impressão de continuidade visual. Para isso, use os melhores revestimentos, móveis e demais detalhes que precisam seguir uma linguagem semelhante.
Se você está pensando em reformar a sua casa e adotar a cozinha americana, antes de tudo, converse com um profissional, pois, caso quebre a parede, a estrutura da construção pode sofrer danos. Um especialista encontrará a melhor solução para evitar complicações futura. Entre os benefícios desse modelo, está a sensação de amplitude que favorece, principalmente, apartamentos pequenos.
Uma boa ideia para integrar os ambientes é usar algum elemento ou cor que se repete. Por exemplo, uma mesma cor no piso da sala e na decoração da cozinha.
Se você está projetando uma cozinha americana em uma casa existente, escolha um local que permita a integração fácil com a área de estar. Geralmente, a cozinha americana é configurada próxima à sala de jantar ou à sala de estar.
Seguindo esse conceito de espaço aberto, a tendência queridinha do momento dos designers de cozinha é, sem dúvidas, a cozinha americana.
O piso da cozinha americana pode ou não ser o mesmo da sala de estar e da sala de jantar. A diferença está na percepção final do projeto. Por exemplo, um ambiente integrado com o mesmo piso reforça a sensação de amplitude e confere continuidade visual aos espaços. Já um piso diferenciado entre a cozinha e os demais ambientes provoca uma ruptura no padrão visual e, consequentemente, pode ser usado para demarcar visualmente o espaço pertencente a cozinha.
A cozinha americana totalmente integrada é aquela que não possui bloqueios ou limitações físicas ou visuais. Cozinha e sala ficam completamente unidas e compartilham do mesmo espaço, sendo ideais para casas e apartamentos pequenos. No entanto, esse tipo de cozinha possui menos espaço de armazenamento e, por isso, será necessário um bom planejamento para que você consiga guardar tudo o que precisa contando com apenas uma parede.
A preferência nacional atende pelo nome de cozinha americana. Apesar da referência a um estilo gringo, a cozinha americana caiu no gosto popular dos brasileiros e hoje em dia já é praticamente uma unanimidade por aqui.
Como o spoiler que demos no início deste texto, a cozinha americana é aquela que não fica separada de outros ambientes da casa por paredes. Ou seja, ela é unida à sala de jantar ou de estar, geralmente com algum móvel para demarcar a área.
Outra característica bem marcante das cozinhas americanas é o balcão (ou bancada). E sobre ele que tudo acontece: as refeições, o preparo dos alimentos e até a decoração da cozinha.
Aproveite e confira este outro post com 50 ideias de cozinha para criar um ambiente único.
Se você quer um balcão mais alto, o ideal é que a altura dele seja de 110 cm e que as banquetas usadas também sejam altas. A largura pode ser de 40 cm, com um espaço de 25 cm para cadeiras e pernas.
No artigo sobre azulejo para cozinha, por exemplo, damos dicas de cores, tamanhos e tipos e acabamentos para o revestimento da parede da cozinha.
Para decorar uma cozinha integrada pequena, por exemplo, geralmente é utilizado um balcão americano, que delimita e marca de forma mais clara onde acaba a sala e onde começa a cozinha. Na maioria dos casos, este balcão também possui bancos ou cadeiras para que possa ser usado pelos convidados ou pelos moradores no dia a dia.
Se você gostou dessas ideias que separamos, temos certeza que também vai amar este outro artigo que temos aqui no site da homify com 20 inspirações de cozinhas modernas com balcões de mármore e granito.