Para começar, é válido saber que “a fim”, escrito separado, é uma locução prepositiva. As locuções prepositivas são compostas por dois ou mais vocábulos, que, juntos, possuem valor correspondente a uma preposição.
O correto, nesse caso, é a fim, assim separado (apesar de indicar o desejo de estar junto). Então, na próxima vez que for soltar uma cantada, escreva: Estou a fim de você. Nem pense em escrever “afim” ou você vai correr o risco de provocar uma desilusão ortográfico-amorosa e estragar suas chances.
Afim ou a fim de?
Gramática. A palavra “afim” é um adjetivo o qual expressa ideia de afinidade. Já a expressão “a fim” compõe as locuções prepositiva e conjuntiva para indicar ideia de finalidade. Afim é um adjetivo que expressa a ideia de afinidade, de aproximação, de convergência entre duas ideias, fatos, pensamentos ou situações.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Espectador: A palavra espectador, do latim spectator, é um substantivo masculino e faz referência à pessoa que presencia, observa ou assiste a algo. Deve ser escrita com s, preservando assim sua etimologia.
Os espectadores (AO 1990: espectadores ou espetadores) são aqueles que apreciam um evento. Usualmente utiliza-se o termo para denominar aqueles que apreciam as artes cênicas, a música, o esporte ou desporto , a televisão, o cinema e os espaços arquitetônicos.
Dupla grafia pelo Acordo Ortográfico de 1990: espetador ou espectador.
A relação do espectador com o teatro está intimamente relacionada com a maneira, própria a cada época, de ver-sentir-pensar o mundo. ... “Em sua relação com a cena pós-dramática, o espectador não encontra orientação de leitura a seguir, que lhe indique pistas para o entendimento da obra e do mundo.
O espectador, para além dos sentidos que a obra em si lhe traz, tem interesse pelos sentidos íntimos que atravessam o criador e o processo. O público, algumas vezes, atrai-se mais pela fala do artista do que pelo seu projeto criativo.