Para cantar melhor é preciso focar em alguns aspetos essenciais, como melhorar a capacidade respiratória, para conseguir manter uma nota sem ter de fazer pausas para respirar, melhorar a capacidade de ressonância e, por fim, treinar as cordas vocais e a laringe, para que fiquem mais fortes e consigam produzir sons mais harmoniosos.
Muitas pessoas, no entanto, costumam dizer que não têm problemas na voz mesmo sem nunca terem feito o aquecimento. É bom ressaltar que esses problemas não aparecem do dia para a noite. Eles vão sendo gerados aos poucos e, quando você realmente percebe alguma coisa, provavelmente o problema já vai estar grande demais e poderá demandar a intervenção urgente de um profissional fonoaudiólogo para amenizar os danos.
◊ Normalmente, acordamos com a voz mais grossa, sobretudo os homens, por conta de um edema fisiológico. Como relaxamos as pregas vocais durante a noite, elas acabam ficando inchadas, igual os olhos. É algo natural e normal que vai diminuir com o passar das horas.
O aquecimento prepara os músculos vocais para um melhor desempenho e contribui para a prevenção de lesões. Exercícios para aquecer a voz podem ser praticados não apenas por quem canta, mas por todas as pessoas que precisam da voz para trabalhar. Além disso, essa técnica faz toda a diferença para quem faz exercícios visando aumentar a sua extensão vocal.
Tão importante quanto aquecer é desaquecer a voz, pois ambas as práticas colocam a voz na condição ideal tanto para uso quanto para iniciar o descanso. Depois de cantar, você deve fazer alguns exercícios que ajudem a relaxar o corpo e a trazer a voz para o estado normal. Existem vários, mas listamos alguns exercícios fáceis e eficazes:
A capacidade respiratória é a quantidade de ar que o pulmão consegue reservar e utilizar e é muito importante para quem quer cantar, pois garante que se consegue manter um fluxo de ar constante passando nas cordas vocais, o que permite manter uma nota por mais tempo, sem precisar parar para respirar.
Podemos nos comunicar de forma verbal e não verbal, através da nossa linguagem corporal, postura, gestos, e sons. Verbalmente, nos comunicamos por meio da escrita e, especialmente, através da fala.
A grande vantagem de fazer aula de canto com um professor é a possibilidade de ter alguém para ensinar e te acompanhar em exercícios, principalmente naqueles que exigem mais cuidado para executar, como de extensão vocal.
Durante este exercício é fácil identificar que a parte de trás da garganta fica mais aberta e é esse movimento que se deve fazer quando se está cantando, especialmente quando é preciso manter uma nota.
Quando estudamos sobre técnica vocal, adquirimos conhecimento sobre: características do som (altura, intensidade, timbre); funcionamento dos aparelhos respiratório e fonador; propriedades da voz, além de técnicas de respiração e vocalizes. Ainda aprendemos a perceber os sons e a saber reproduzi-los.
O som nasal é fácil de ser percebido, pois é aquele som que emitimos quando dizemos a letra "M" com os lábios fechados. É um tipo de som que ajuda a reduzir a tensão da laringe e da faringe.
Atenção ao pigarro: Evite beber leite, chocolates e bebidas gasosas antes de cantar. Essas bebidas aumentam a secreção da garganta, o famoso pigarro, que pode causar um choque nas pregas vocais.
Esteja atento a: voz rouca por vários dias; voz mais rouca na sexta-feira e de boa qualidade após o descanso no fim de semana; diminuição do volume da voz, gerando esforço para conseguir falar um pouco mais alto; falhas na voz durante as conversas do dia a dia; dor ou desconforto na área do pescoço; ardência na garganta e tosse seca persistente. Todos esses são sinais de que sua voz possa estar sofrendo alguma alteração ou estresse.
Para treinar a capacidade de ressonância deve-se dizer a palavra "hâng", ao mesmo tempo que se tenta manter a garganta bem aberta e o céu da boca levantado. Depois de conseguir fazer isso, pode-se adicionar um 'á' no final da palavra, resultando em "hâng-áá" e fazer várias vezes repetidas.
A Luiza Lobo escreveu um artigo chamado Respiração no Canto: Benefícios e Como Praticar. Indico que o leia também pra entender um pouco mais sobre esse fundamento importante da produção vocal.
A respiração é um dos itens mais importantes no canto, pois está relacionada com a afinação, colocação e volume da voz e a resistência do cantor. Por isso é essencial ter um bom condicionamento físico (ter fôlego para cantar, rs) e uma respiração controlada.
Nos casos durante o canto em que a laringe encontra-se muito contraída, por exemplo, é comum sentir que se atingiu um "teto" na capacidade que se tem para cantar mais agudo. Além disso, a contração da laringe desencadeia também uma sensação de bola na garganta, o que pode acabar prejudicando a forma como a voz é produzida.
A voz de um cantor deve ser exercitada sempre, seja em aulas de canto ou em casa, para manter e aperfeiçoar as técnicas de canto. Por isso, selecionamos uma bateria de exercícios que devem ser praticados diariamente.
Sabe aquelas pessoas que cantam de forma desafinada ou com a voz trêmula? Pois é, são pessoas que ainda não dominam, ou não conhecem, as técnicas vocais e seus diversos processos ou não tiveram a oportunidade de fazer uma aula de canto. Nesse sentido, a técnica vocal envolve uma série de movimentos fisiológicos, ordenados e sistematizados, utilizados para a finalidade artística.
Que texto incrível! Me lembro de quando cheguei no Full Voice. O que mais me impactou foi a estrutura da aula, algo que eu nunca tinha experimentado antes, tudo mais claro e objetivo, direto ao ponto e o melhor eu tive que cantar na primeira aula aplicando tudo que a minha Voice Coach me ensinou ali. Foi um marco na minha vida como cantora, eu tenho tanto orgulho em ter me lapidado como cantora no Full Voice, afinal são 4 anos! mas não só isso, também me capacitei como professora de canto com o melhor método que eu pude encontrar. Realmente eu descobri um ouro, algo muito precioso que além de vocês Fernando e Luiza ensinarem com tanta maestria, também tem uma filosofia fantástica que dialoga com todo aluno cantor e aluno professor também que entra no Studio. Só quem passou e ainda continua no Full Voice sabem do que estou falando.
Outro aspecto fundamental é o aquecimento vocal. Antes de começar a cantar, é essencial realizar exercícios de aquecimento para preparar as cordas vocais e evitar lesões. Isso inclui alongamentos, exercícios de respiração e vocalizações suaves.
Para cantar bem, você precisa praticar diariamente. Aulas de canto nem sempre estão disponíveis para muitas pessoas. Se você não puder ter aulas de canto, pratique sozinho ou use um programa de treinamento vocal. Aqui vão algumas coisas que você pode fazer sozinho para melhorar o seu canto. Levará algum tempo, mas você deverá começar a ver os frutos do seu trabalho em breve.
Por outro lado, mesmo profissionais da música chegam a pensar que só existe um jeito de usar a voz corretamente no canto. Esse jeito é o que normalmente sempre usaram suas vozes.