A microangiopatia não tem tratamento específico, o que podemos tratar é a causa base e prevenir complicações. No caso da microangiopatia diabética o controle rigoroso da doença e acompanhamento de perto leva a uma melhora dos sintomas e estabilização do problema. Procure um cirurgião vascular e faça uma avaliação.
Gliose ou microangiopatia são os termos usados para descrever as pequenas manchas brancas na substância branca do nosso cérebro, que podem ocorrer em alguns indivíduos, sobretudo naqueles com histórico de doenças crônicas, como doença renal, hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, ou aqueles que tenham sido ...
Microangiopatia, também conhecida como leucoaraiose, é um conjunto de achados sugestivos de lesões isquêmicas na substância branca cerebral, mais comumente encontrados em pacientes diabéticos e/ou hipertensos, e, caso haja comprometimento extenso, pode cursar com dano cognitivo que costuma se manifestar mais ...
Gliose significa "cicatriz" no tecido cerebral e microangiopatia significa doença das pequenas artérias cerebrais. Dessa forma, a gliose por microangiopatia significa comprometimento cerebral crônico por doença das pequenas artérias e indica lesões que já aconteceram, então não tem cura.
Microangiopatia supratentorial leve caracteriza-se por alterações nos microvasos cerebrais, que se não for controlada pode levar a aumento de risco de acidente vascular encefálico isquêmico, alterações cognitivas e motoras (dificuldade para deambular, tremor, lentificação).
Angiopatia é o termo genérico para uma doença dos vasos sangüíneos (artérias, veias e vasos capilares). A mais conhecida e a maioria das angiopatias é a angiopatia diabética, uma complicação que pode acontecer na diabete crônica.
A angiopatia amilóide cerebral, uma doença com um forte componente genético, e com uma relação íntima com o envelhecimento, carateriza-se pela deposição de matéria amilóide, nomeadamente péptido Aß, na média e íntima da vasculatura cerebral, fragilizando-a e predispondo a eventos hemorrágicos intracranianos.
A angiopatia amiloide associada a inflamação é uma doença rara que tipicamente afeta pacientes entre 60-80 anos, sem predileção por sexo, manifestando-se clinicamente por declínio cognitivo subagudo, cefaleia, convulsão, déficits neurológicos focais e manifestações neuropsiquiátricas(3-7).
Leucaraiose é uma imagem na tomografia, na área central do cérebro (substância branca) relacionada a processo de pequenos vasos sanguíneos, muito comum em pessoas de idade avançada e/ou portadoras de doenças vasculares, sem uma importância clinica evidente.
A doença de Binswanger é condição clínica causada por múltiplos infartos na substância branca frontal, levando a demência, distúrbios de marcha e incontinência urinária.
Áreas hipodensas na tomografia são regiões de tecido cerebral que apresentam uma representação gráfica diferente do restante do resto na avaliação da imagem, são mais escuras que o tecido sadio ao redor. Existe uma série de causas que podem gerar imagens hipodensas na tomografia.
Que tem densidade inferior à considerada normal.
Conheça os 4 sinais precoces de AVC na TC
Significa que um tecido menos denso ocupa o lugar dos hepatócitos, gordura, esteatose.