A difusão simples consiste na passagem espontânea de moléculas pequenas e/ou lipossolúveis, como as de água, gás carbônico e oxigênio, pela região lipídica da membrana plasmática.
Difusão é um processo físico em que substâncias são transportadas de uma região mais concentrada para outra menos concentrada (a favor do gradiente de concentração) de maneira aleatória e espontânea. Esse processo pode ser observado, por exemplo, ao se colocar um corante em um copo com água.
Resposta: A difusão é um importante processo para as células, pois permite a entrada de substâncias essenciais ao metabolismo celular e também permite a saída de excreções.
Para que uma substância entre ou saia da célula espontaneamente por difusão simples, é necessário que a membrana plasmática seja permeável a essa substância e que em uma das regiões (meio externo ou interno) ela se apresente em concentração maior quando comparada à outra.
Diferença entre a Difusão Simples e a Facilitada A difusão facilitada e a difusão simples tratam do mesmo processo de transporte passivo de substâncias através da membrana celular. A diferença é que na difusão facilitada existe o auxílio de proteínas, as permeases.
Nos processos de difusão simples e difusão facilitada ocorre a passagem de soluto através da membrana a favor de um gradiente de concentração. As substâncias comumente transportadas através da difusão facilitada são aminoácidos e a glicose. ...
Difusão simples está relacionada com a passagem de SUBSTÂNCIA (s) sem nenhum mecanismo facilitador. Difusão facilitada está relacionada com a passagem de SUBSTÂNCIA (s), porém com algum MECANISMO (geralmente proteínas da própria membrana plasmática) que facilitem tal passagem.
O transporte passivo é o tipo de transporte de substâncias através da membrana plasmática que ocorre sem gasto de energia. Não há gasto de energia porque as substâncias deslocam-se naturalmente do meio mais concentrado para o menos concentrado, ou seja, a favor do gradiente de concentração.