Descobertas sociocientíficas: – Assistir a algumas partes de um documentário onde mostrem as tartarugas desovando e voltando para o mar. – Criar um peixe de aquário; – Fazer uma exposição com Animais Marinhos de pelúcia que as crianças tenham em casa relacionado ao tema do projeto.
O tema “Fundo do Mar” tem como finalidade a ampliação do interesse das crianças sobre diferentes espécies de animais, suas características e necessidades especiais, além de despertar a atenção para os cuidados necessários para a preservação ambiental.
Peça para as crianças fazerem o registro oral, por desenho ou por escrito das observações do aquário, das descobertas sobre a vida dos peixes e de experiências com água, como: coloração, observação dos estados físicos da água e etc.
Os peixes ósseos possuem características que os distinguem dos cartilaginosos, como endoesqueleto ósseo, escamas flexíveis, presença de bexiga natatória, entre outras.
Condrictes, ou peixes cartilaginosos, são peixes cuja principal característica é a presença de um esqueleto constituído predominantemente por cartilagem. ... A principal característica desses organismos é que eles possuem um esqueleto constituído por cartilagem, embora possam ser impregnados com cálcio.
Podemos citar como exemplos de peixes cartilaginosos o tubarão, arraia e o cação. Dentre os peixes ósseos, podemos citar o bagre, pintado e carpa.
Movimentos coordenados do opérculo e das mandíbulas permitem que a água chegue às brânquias. ... A movimentação conjunta do opérculo e da boca ajuda a garantir que a água atinja as brânquias. Além da presença de brânquias, os peixes possuem um corpo com formato hidrodinâmico, que auxilia a movimentação na água.
Peixes têm espinha vertebral, logo são animais vertebrados.
A pele de peixes pode ser identificada como composta por escamas ou ainda, por placas, presentando características únicas além de específicas para o meio em que vivem.