C6H12
C4H8
C5H12
C3H6
CH3OH
O metanol, também chamado de álcool metílico, possui fórmula molecular CH4O e fórmula estrutural igual a CH3 – OH, ou: O metanol trata-se de um composto orgânico formado pelo grupo orgânico álcool. É polar e sua massa molar é igual a 32 g/mol.
O metanol, também chamado de álcool metílico e hidrato de metilo, é um biocombustível altamente inflamável. Essa substância pode ser obtida através da destilação destrutiva de madeiras (principal), processamento da cana-de-açúcar ou por meio de gases de origem fóssil.
O álcool metílico, conhecido como metanol é composto por um átomo de carbono, três átomos de hidrogênio e uma hidroxila (CH3OH), é um álcool oriundo da mesma família do etanol; seu uso, como carburante, remonta ao início do século, quando teve sua utilização como combustível pelo pioneiro Henry Ford.
Também conhecido como carbinol, ele é líquido, incolor, solúvel em água, tóxico, altamente inflamável e com chama quase imperceptíveis. ... Seu ponto de ebulição é atingido aos 65 ºC, enquanto seu ponto de fusão é atingido a -98 ºC.
A legislação brasileira impede o uso do metanol como combustível devido, justamente, à sua alta toxicidade. Na verdade, ele é usado apenas como matéria-prima para sintetizar produtos químicos, que, por sua vez, são usados na produção de adesivos, solventes, pisos, revestimentos, entre outros.
Sua solubilidade em água é infinita, pois, por possuir moléculas pequenas, com o grupo OH – grupo característico dos álcoois – suas moléculas formam ligações de hidrogênio com a água. O metanol é também bastante tóxico e corrosivo. Ao ser ingerido ele pode causar cegueira, mesmo em pequenas doses, e até a morte.
Uma das recomendações frequentes em relação ao carro flex é misturar gasolina e etanol na proporção 50/50. Ou seja, abastecer com os dois combustíveis, metade para cada um. ... Portanto, não há qualquer tipo de inconveniente técnico em misturar gasolina e etanol na proporção que for da preferência do proprietário.
A acumulação de ácido fórmico dentro do corpo, a causa principal da intoxicação do metanol, ocorre quando sua produção excede sua taxa de afastamento. A excreção do ácido fórmico precisa um cofactor chamado folate, e a deficiência do folate é sabida para aumentar a susceptibilidade do envenenamento do metanol.
Sintomas de intoxicação com metanol
A meia-vida do formaldeído, entretanto, é muito curta, cerca de 1 minuto, pois é rapidamente metabolizado pela enzima formaldeído-desidrogenase em ácido fórmico (formato), que é extremamente tóxico, sendo responsável pelos efeitos graves da intoxicação: cegueira, acidose metabólica e morte.
A ingestão, mesmo de pequenas quantidades (30 a 100 ml) pode causar cegueira ou morte.
792 kg/m³
O preço médio do galão (3,6 litros) do metanol para entrega neste mês de maio é de US$ 1,50, segundo a Methanex, empresa especializada nesse produto da petroquímica que concorre com o etanol como reagente na fabricação do biodiesel.
O metanol ou álcool metílico é um composto químico encontrado na forma líquida, com ponto de fusão de -98°C, inflamável e possui uma chama invisível. ... O metanol é utilizado grandemente como solvente industrial, na indústria de plásticos, como solvente em reações de importância farmacológica, etc.
655 kg/m³
867 kg/m³