Precisa lavar a kombucha? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Não é necessário lavar o Scoby, ele não está contaminado, mas se for pela aparência, lave-os apenas com água filtrada. Sugerimos que esses sedimentos seja removidos apenas quando fizer a coagem durante o processo de colheita da bebida.
Como higienizar vidro kombucha?
O primeiro passo é esterilizar o vidro grande, a panela e a superfície na qual a kombucha será preparada, para evitar contaminações. Use água quente e vinagre. Lave as mãos também com água e vinagre. Produtos de limpeza, álcool e sabão não são indicados, pois matam as bactérias da fermentação.
Como aumentar a kombucha?
Caso você não tenha um scoby para chamar de seu, você pode usar uma kombucha comprada já engarrafa. Basta colocar 90% de chá verde ou preto com açúcar e 10% de kombucha em um recipiente, vedá-lo com um tecido fino e limpo e aguardar por 30 dias. Depois desse período, deve surgir uma colônia de bactérias para você usar.
Quem não pode tomar Kombucha?
“Mas por conta da cafeína presente no chá, não costuma ser indicada para quem tem problema grave de hipertensão, grávidas e lactantes. Crianças a partir dos 4, 5 anos já podem tomar em doses bem pequenas”, afirma a nutricionista Camila Gomes. Não vale exagerar!
Quais os efeitos do Kombucha?
Ou seja: Também chamado de o “chá do cogumelo”, o Kombuchá é rico em vitamina B e bactérias benéficas como as que vivem no seu intestino. Elas melhoram a saúde geral do organismo, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes, além fortalecer o sistema imunológico.