Resposta. - O arenito forma-se quando rochas como o granito se desintegram aos poucos pela ação dos ventos e das chuvas. - O carvão mineral é formado por troncos, raízes, galhos e folhas de árvores em decomposição. - As argilas são rochas sedimentares.
Olá, A argila é um mineral de rochas sedimentares, ela é originada a partir de um conjunto de processos físicos e químicos ao longo de muito tempo, que modificam as rochas e mudam sua forma física e sua composição química. É a partir dessas alterações que surge a argila.
A argila origina-se da desagregação de rochas feldspáticas, por ataque químico (por exemplo, pela água ou pelo ácido carbônico) ou físico (erosão, vulcanismo), que produz a fragmentação em partículas muito pequenas.
Processo de formação As argilas são formadas devido à decomposição do feldspato, que é um mineral constituinte das rochas ígneas. Normalmente, a desintegração e a decomposição atuam juntas, uma vez que a ruptura física da rocha permite a circulação da água e de agentes químicos.
Como vários outros minerais, a argila é extraída do solo e requer limpeza antes de ser usada, para que sejam removidos pequenos pedaços de rocha e outros fragmentos desnecessários. Às vezes, adiciona-se areia à argila para torná-la mais resistente.
A argila pode ser encontrada em quase qualquer lugar, desde que seja resultante do longo processo de meteorização das rochas. Ela também pode ser encontrada com outros materiais como a areia, mais esse tipo não serve para modelagem, a não ser que sofra peneiração. A Argila pode ser encontrada até mesmo em praias.
Existe argila branca, preta, verde, vermelha e amarela. A diversidade de cores está relacionada à sua composição, aos minerais nela contidos, por isso no uso para a pele cada cor tem a sua função. E alguns dos tipos podem ser também usados para tratamentos capilares e até ingeridos.
Máscara facial de argila: entenda as cores
A melhor cor de argila natural para sua pele
Como misturar argila com a outra? Como podem ver, pelo menos dois tipos de argilas são resultados de uma mistura de cores. Isso não significa que pode misturar qualquer argila com a outra. Por exemplo, você não pode misturar argila destinada para fins diferentes.
A argila preta é conhecida como lama vulcânica e é rica em propriedades antioxidantes e estimulantes. Ela é a escolha perfeita para peles cansadas, pois ajuda a atenuar as linhas de expressão (e de stress). Além disso, previne o envelhecimento da pele e dá um up para enfrentar a semana.
Continue lendo esse artigo e conheça alguns deles.
1 - Com a pele limpa, aplique a máscara de argila em todo o rosto usando as pontinhas dos dedos ou um pincel, evitando as pálpebras e região abaixo dos olhos; 2 - Deixe agir pelos minutos indicados na embalagem; 3 - O ideal é não deixar a máscara secar completamente na pele.
A argila verde é recomendada para a pele oleosa, acneica e com manchas. Geralmente, a argila verde é indicada para peles oleosas, acneicas e mistas com manchas de espinhas - o ativo age como um esfoliante, ajuda no controle da oleosidade e na redução da inflamação da acne.
Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante se aplicada como máscara facial no tratamento de beleza. Realiza um peeling natural, removendo o excesso de oleosidade da pele. Nutre os tecidos com sais minerais e absorve radiação solar, retardando o envelhecimento.
O uso da argila verde varia muito de acordo com o seu tipo de pele e as suas necessidades. É que uma pele mais oleosa, por exemplo, precisa de uma limpeza mais caprichada, então o mais indicado é usar a máscara de duas a três vezes por semana, no máximo.
Aplique no rosto limpo (você pode lavá-lo com sabonete suave e depois enxaguá-lo com um pouco de chá de camomila frio) e deixe agir pelo tempo necessário – 15 minutos para uma limpeza suave e até 30 minutos se a intenção é tratar cravos e espinhas.
Você não deve deixar chegar nessa fase, deve remover ainda na fase anterior, porque quando ela seca totalmente retira a água da nossa pele, deixando ela ressecada. Isso é terrível para você que tem a pele mais sensível, porque esse repuxamento da argila seca vai irritar a sua pele.
Você não deve, jamais, deixar a argila secar na pele. O indicado é mantê-la úmida, com o auxílio de um borrifador. Por se tratar de um mineral, quando a argila seca ela vai absorvendo toda a água e, consequentemente, a hidratação da pele. Você não deve deixar a argila secar na pele.
Se estiver ressecada ou endurecida, deve-se colocar a argila imersa em água por alguns dias. De preferência em pequenos pedaços. Caso esteja molhada ou mole de mais, sem plasticidade (quando a argila não quer largar das mãos), pega-se uma quantidade suficiente para fazer um quadrado.
Solarização // Não há artigos científicos que comprovem que a argila, necessariamente, precisa ser banhada ao sol antes do uso. Mas muitas pessoas defendem a prática da “solarização” para potencializar os efeitos.