15 atitudes para ser um líder de sucesso
Liderança emocional é a liderança que se baseia nos pilares da inteligência emocional e os utiliza tanto para o benefício próprio, para conhecer e gerenciar as próprias emoções, quanto a aplica no seu relacionamento com os seus liderados, praticando a empatia, por exemplo.
Gestão emocional A habilidade anterior dá aos líderes a capacidade de permanecer ciente de seus sentimentos. Agora é preciso aprender a gerenciar essas emoções. ... É vital que os indivíduos em cargos gerenciais mantenham suas emoções dominadas, pois isso os ajudará a permanecer em uma posição respeitada.
Líderes que se saem bem no elemento de habilidades sociais da inteligência emocional são ótimos comunicadores. Eles estão abertos a ouvir tanto as notícias ruins quanto as notícias boas. E mais, eles são especialistas em conseguir que sua equipe os apoie e se empolgue com uma nova missão ou projeto.
Logo, a inteligência emocional no trabalho é a capacidade do profissional aprender a identificar e gerir suas próprias emoções compreendendo o efeito delas no seu desempenho e no sucesso da empresa. Envolve ainda compreender e gerir a emoção de cada um dos envolvidos no ambiente profissional.
Dicas sobre como desenvolver a inteligência emocional
A inteligência emocional é a capacidade de um indivíduo de reconhecer e lidar com as suas emoções, sendo capaz de utilizá-las em benefício próprio. Além disso, também está diretamente relacionada à compreensão dos sentimentos alheios e conseguir criar relacionamentos saudáveis com quem te cerca.
Inteligência emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.
O modelo de Goleman posiciona a IE como o conjunto de competências e habilidades fundamentadas em cinco pilares: Autoconsciência: capacidade de reconhecer as próprias emoções. Autorregulação: capacidade de lidar com as próprias emoções. Automotivação: capacidade de se motivar e de se manter motivado.
Emocionais Representa habilidades como: aprender a ganhar e a perder, aprender com os erros, desenvolver autoconfiança, senso de autoavaliação e de responsabilidade.
As habilidades socioemocionais pertencem a um conjunto de competências que o indivíduo tem para lidar com as próprias emoções. “Essas competências são utilizadas cotidianamente nas diversas situações da vida e integram o processo de cada um para aprender a conhecer, conviver, trabalhar e ser”, explica a educadora.
As competências ou habilidades socioemocionais incluem a capacidade que cada um tem de lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, relacionar-se com os outros, solucionar problemas e mediar conflitos.
Quais são as competências socioemocionais que podem ser desenvolvidas?
As competências socioemocionais se encaixam no conjunto de habilidades que desenvolvemos para lidar com nossas emoções durante os desafios cotidianos e estão ligadas à nossa capacidade de conhecer, conviver, trabalhar e ser.
As habilidades socioemocionais permitem que um profissional seja capaz de lidar com todos os tipos de situações que surgem na sua rotina de trabalho.
Por se tratar de um ser social por essência, o homem precisa desenvolver as habilidades socioemocionais para viver em sociedade, construindo relações mais saudáveis. ... No entanto, embora essas sejam habilidades típicas do ser humano, é essencial que elas sejam estimuladas e trabalhadas ao longo de toda a vida.