EQST

Como Se Pode Dividir A Histria Da Grcia?

Como se pode dividir a história da Grécia?

A história da civilização grega é dividida em 5 períodos, pois foi assim que os historiadores acharam mais conveniente revelar um período que durou mais de 2.

Como se deu a formação da sociedade grega?

A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-européia, como, por exemplo, aqueus, jônios, eólios e dórios.

Quando surgiram os genos e como estavam organizados?

Eram uma espécie de clãs ou grandes familias. Cada geno era chefiado pelo homem mais velho e o poder era passado do pai para o filho primogênito. Tal organização surgiu na região da Grécia Antiga, logo após o evento denominado 1ª Diáspora Grega.

O que foram os genos É como se organizavam?

Geno era um tipo de organização social na Grécia Antiga, sendo que os genos eram as pessoas que participavam dessa organização. ... Os genos se organizavam em pequenas comunidades, sendo que seu modelo era autossuficiente, ou seja, eles produziam apenas para o sustento.

Como ocorreu a desintegração das comunidades Gentílicas?

Em vista disso, houve a desintegração das comunidades gentílicas: seus membros, liderados pelo pater de sua submissão, resolveram partilhar as terras coletivas. Os paires favoreceram seus parentes mais próximos, que passaram a ser chamados eupátridas (bem-nascidos), permitindo-lhes ficar com as melhores terras.

Qual era a base econômica da comunidade Gentilica?

Resposta. A economia dos genos era essencialmente agropastoril. Uma família próspera dependia necessariamente da qualidade das terras que estavam sob o seu domínio. Geralmente, as tarefas diárias eram desempenhadas por todos e ninguém possuía importância menor por exercer essa ou aquela função.

O que é uma comunidade Gentilica?

Os grupos familiares oriundos de um mesmo descendente se uniram em torno da chamada comunidade gentílica ou genos. Nesse tipo de organização social, a família se mobilizava em torno da exploração extensiva das atividades agrícolas.

Quais povos formavam as comunidades Gentílicas?

Durante o período homérico, os povos gregos se organizavam predominantemente em genos, grandes famílias lideradas por um chefe, o páter, o que caracterizou as comunidades gentílicas como patriarcais.

Qual era a função das comunidades Gentílicas?

A sociedade gentílica tinha a vida norteada pela crença na religião doméstica e pelo poder paterno que a representava, e pela necessidade de manutenção da coletividade imposta pela tradição familiar, para a sobrevivência da comunidade.

Quais eram as funções do pater familias numa comunidade gentílica?

Tinham o patriarca, ou pater como líder dessa organização hierárquica. Cabia ao Pater várias funções como: juiz, líder religioso e comandante do exército. A posição social de uma pessoa dependia do grau de parentesco que ela tinha com o pater ou patriarca.

Quais foram as consequências da desagregação dos genos?

A Idade das Trevas chegara ao fim juntamente com a desagregação lenta, mas progressiva, das comunidades gentílicas. O crescimento demográfico foi a principal causa da decadência dos genos, na medida em que o pobre solo grego não poderia expandir sua produção de forma proporcional ao aumento populacional.

Como era a Grécia no período Homerico?

O Período Homérico ficou assim conhecido, principalmente, por causa de Homero, que deixou registros por escrito datados desse período. No mundo grego predominava a tradição oral. Tudo que se conhecia do passado era transmitido oralmente.

Qual é a importância da guerra para a Grécia do período homérico?

Essa guerra é a Guerra de Troia. ... A guerra teve início, segundo o poema homérico, depois que o troiano Paris raptou a esposa, Helena, do rei de Esparta, Menelau, levando-a para Troia. As narrativas sobre a Guerra de Troia foram de importância capital para a formação cultural do período clássico da Grécia Antiga.