O foco principal de uma releitura é a criação de algo novo que, em sua maioria, mantém um elo com a obra que serviu de inspiração. Para fazer uma releitura, é preciso conhecer um pouco do artista e da obra: a biografia do artista, os artistas do seu tempo, os mestres que admirava e a técnica que ele usava.
São cinquenta e um rostos, muitos deles sobrepostos, todos sem o corpo registrado. Essa mistura de trabalhadores exibidos em sequência aponta para a massificação do trabalho. Os operários olham todos na mesma direção, - para frente - e não estabelecem qualquer contato visual uns com os outros.
Na obra 2ª Classe observa-se, em primeiro plano, famílias em uma estação de trem. São cinco crianças, uma adolescente, três mulheres adultas e dois homens. Ao fundo, três figuras, uma moça com uma criança de colo e um homem mais velho de barba, a única pessoa “só” na cena, ou melhor, sem um parente ao lado.
Operários é um quadro pintado em 1933 por Tarsila do Amaral que representa o processo de industrialização do estado de São Paulo e o imenso número e a variedade étnica das pessoas vindas de todas as partes do Brasil para trabalhar nas fábricas, que começavam a surgir no país no início do século XX e tendo seu pico na ...
A pintura retrata o momento da industrialização brasileira, principalmente, a paulistana. Com Getúlio Vargas, o País passou a se industrializar a classe operária começou a surgir. O quadro mostra a diversidade cultural de um povo oprimido pelas elites, representada pela fábrica ao fundo.
2) Que etnias parecem representadas na obra? SÃO HOMENS E MULHERES COM ORIGEM OU ASCENDÊNCIA EUROPÉIA, AFRICANA E ASIÁTICA. ESSA DIVERSIDADE DEMONSTRA A PREOCUPAÇÃO DE TARSILA DE RETRATAR A DIVERSIDADE CULTURAL DA CLASSE OPERÁRIA BRASILEIRA.
1933
Palácio dos Bandeirantes
2 Qualquer trabalhador que exerce uma ocupação manual ou mecânica mediante salário. 3 por ext Qualquer indivíduo que produz qualquer trabalho ou obra; artífice, autor: Os comediantes são os operários do humor.
como os personagens estão organizados? Aparentemente organizados em pirâmide, mas também pode ser o que se chama de “ponto de fuga” para mostrar profundidade dentro da obra.
Os cilindros verticais no canto superior da tela Operários de Tarsila do Amaral são as chaminés cinzentas das fábricas. ... Os semblantes dos operários são imortalizados pela genialidade de Tarsila, que mesmo pertencentes as mais variadas etnias, carregam feições de cansaço e falta de esperança.
Chama a atenção o fato das faces serem bastante distintas: existem trabalhadores de todas as cores e raças representados lado a lado, em um formato crescente, de pirâmide, permite que se veja a paisagem ao fundo: uma série de chaminés cinzentas de fábricas.
Em 1928, Tarsila criou a tela Abaporu (aba: homem; poru: que come carne humana, em tupi-guarani) e deu-a de presente a seu marido, Oswald de Andrade, fato que estimulou o escritor a criar o movimento antropofágico. Em 1930, ela se tornou, por pouco tempo, diretora da Pinacoteca do Estado, um museu paulistano.
86 anos (1886–1973)
Tratou-se de um momento histórico marcado pela migração de trabalhadores, uma classe ainda muito vulnerável e explorada, sem acesso a leis que a defendesse propriamente. Tarsila imortaliza em seu quadro as feições dos trabalhadores das fábricas.
O Vendedor de Frutas – Esse pequeno barco que está atravessando o oceano carrega muitos símbolos, como os frutos da terra, que significa a abundância que temos nesse imenso país . O personagem retratado em primeiro plano, com seu grande chapéu, é o símbolo do trabalho do campo.
As principais características das obras de Tarsila do Amaral são o uso regular de cores vivas; as formas geométricas com estilo cubista, além de influências do surrealismo na forma de suas pinturas.
O quadro chama a atenção pois possui a famosa Torre Eiffel bem no meio do bairro carioca. Diversas interpretações dão conta de que ela representaria a própria Tarsila, deslocada em seu próprio país logo após seu regresso do exterior.
Resposta. Resposta: Carnaval em Madureira da artista brasileira Tarsila do Amaral.
Resposta: As principais características são o uso das cores quentes e frias tais como; ... Cores frias: azul, verde, violeta, azul-esverdeado, verde-amarelado, roxo-azulado.
Essa tela foi batizada de Abaporu por Oswald de Andrade em uma junção dos vocábulos tupis aba (homem), pora (gente) e ú (comer). Sendo assim, seu significado é "homem que come gente" ou "homem antropófago". Nesse trabalho, é retratada uma figura humana sentada numa posição pensativa em uma paisagem árida e ensolarada.
Características das suas obras de Tarsila do Amaral Uso de cores vivas; Influência do cubismo (uso de formas geométricas); Abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil; Estética fora do padrão (influência do surrealismo na fase antropofágica).
Tem várias características entre elas são o uso regular de cores vivas;as formas geométricas com estilo cubista, além de influências do surrealismo na forma de suas pinturas.
Pintura