Como comer Pode ser comido in natura, cortado pela metade e com uma colher, adoçado ou não (eu às vezes jogava um tiquinho de leite condensado). Mas onde ele brilha são nas receitas: perfumando delicadamente mousses, sorvetes, bolos e geleias.
De suco a calmante, o maracujá é sucesso nacional. Mas comer a fruta assim, pura, não é para qualquer um. Entretanto, se até agora o problema era aquele “azedinho” da polpa, a Embrapa acaba de lançar uma novidade: a cultivar BRS Mel do Cerrado, que faz jus ao nome.
A semente de maracujá, diferente do que algumas pessoas pensam, não faz mal para a saúde. Muito pelo contrário, ela proporciona benefícios que vão de efeitos antioxidantes até manutenção de sistemas cardiovasculares e intestinais.
Pode ser no suco, no iogurte, na salada, na sopa. O ideal, porém, é consumir uma colher de sopa (10 gramas, 47 calorias) antes das três principais refeições. Mas a nutricionista Anita Sacks, da Universidade Federal de São Paulo, avisa: “”Não adianta usar a farinha de maracujá e abusar da gordura e do açúcar””.
Faça e consuma Corte os maracujás ao meio, retire e a polpa e corte a casca em tiras finas. Feito isso, coloque as tiras em uma assadeira e leve ao forno médio por 30 minutos ou até ficarem bem sequinhas. Após esfriarem, bata no liquidificador até que se transformem em farinha. Passe numa peneira e guarde.
Ela pode ser consumida com frutas, na vitamina ou em sucos. Para a geleia, você só precisa de água, açúcar, suco de maracujá e as próprias cascas. Leve-as na panela de pressão com água e cozinhe por 30 minutos. Depois é só aproveitar a parte branca da casca e batê-la no liquidificador com o suco de maracujá.
Modo de Preparo
Para fazer:
O maracujá pérola ou maracujá-do-sono, como é mais conhecido, tem propriedades calmantes presentes na polpa, graças à ação de flavonoides e alcaloides que atuam no sistema nervoso central e produz efeito calmante, analgésico e relaxante muscular.
10 calmantes naturais que podem ser aliados no dia a dia
Como controlar a crise de ansiedade?
Para acabar com a vontade de chorar, você pode substituir os pensamentos negativos por positivos através de estímulos do bem. Livros, filmes alto astral, vídeos engraçados, frases motivacionais, mantras e afirmações positivas são algumas fontes de otimismo que você pode buscar quando sentir uma crise de choro chegando.