Em práticas clínicas emergenciais, a informação oriunda (originária, proveniente, procedente) da descrição feita pela vítima chama-se sintoma.
A sequência da RCP começa com compressões (sequência C-A-B). Logo, a respiração é verificada rapidamente como parte da verificação quanto à PCR; após a primeira série de compressões torácicas, a via aérea é aberta e o socorrista aplica duas ventilações.
Por impedir que a vítima respire, um socorro rápido é necessário para evitar a morte por asfixia. A manobra de Heimlich visa a eliminar o objeto que está bloqueando as vias respiratórias. Inicialmente, o socorrista deve acalmar a vítima e, posteriormente, aplicar a técnica conhecida como manobra de Heimlich.
É pessoa tecnicamente capacitada e habilitada para, com segurança, avaliar e identificar problemas que comprometam a vida. Cabe ao socorrista prestar o adequado socorro pré-hospitalar e o transporte do paciente sem agravar as lesões já existentes.
O socorrista deve ser capacitado e treinado para confiar em seu conhecimento e saber de suas limitações, tendo o dever de iniciativa e certa liderança ao prestar os socorros até que uma unidade dos Bombeiros chegue e assuma a ocorrência.
5 regras importantes que todo enfermeiro socorrista deve saber